São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compressão aproveita melhor os cartões

DA REPORTAGEM LOCAL

Longe da abundância oferecida pelas dezenas de gigabytes dos toca-MP3, a maioria dos telefones celulares depende dos cartões de memória para guardar músicas -e normalmente saem da fábrica equipados com unidades de 128 Mbytes ou de 256 Mbytes.
Apesar do aperto, isso não é o fim do mundo. Dependendo da qualidade do áudio, é possível comprimir arquivos MP3 para aproveitar melhor esse espaço, espremendo dois ou três álbuns completos dentro de um cartãozinho básico.
O tamanho em megabytes de cada arquivo musical depende do bit rate, medido em kilobits por segundo.
Uma música de dois minutos com qualidade de 128 Kbps ocupa cerca de 2,6 Mbytes. A mesma canção, com 192 Kbps, gasta 3,9 Mbytes do espaço de armazenamento.
A diferença de nitidez sonora entre esses dois arquivos é bem pequena -e difícil de perceber para ouvidos destreinados. Por isso, a compressão maior é bom negócio para quem ouve música no celular.

Espremedor sonoro
Existem vários programas para conversão de música digital, e até páginas da internet, como a Media-Conveter.com, que fazem esse serviço.
O Windows Media Player 11, porém, facilita a tarefa pois compacta e envia os arquivos para o celular numa só tacada.
Depois de selecionar quais músicas serão transferidas, o tocador comprime os arquivos de acordo com configurações definidas pelo usuário.
Clique sobre a seta que aparece no botão Sincronizar, e depois escolha Mais opções.
Na janela que aparecerá, selecione a guia Dispositivos, escolha o ícone referente ao cartão de memória do seu celular e aperte o botão Propriedades.
O próximo passo é selecionar a guia Qualidade e personalizar o bit rate dos arquivos de música que serão copiados.
Para tanto, marque a opção Selecionar nível de qualidade máxima e deixe o medidor na opção de 128 Kbps.
(JB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Cabo USB aproxima celulares dos micros
Próximo Texto: Fabricantes promovem venda de acessório com preço salgado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.