São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laptops com disco sólido de 64 Gbytes chegam a lojas dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Anunciados pelo menos desde o início do ano, os laptops com disco rígido de estado sólido de 64 Gbytes só agora começam a chegar às lojas -mas por enquanto só às lojas dos Estados Unidos e da Ásia.
Os discos de estado sólido não têm partes mecânicas, o que os tornam mais resistentes, leves e silenciosos do que os discos rígidos tradicionais.
Outra vantagem dos discos de estado sólido é que eles costumam gastar menos a bateria dos notebooks.
Enquanto os discos rígidos têm placas, que lembram CDs, que giram, e partes mecânicas para a leitura das informações, os discos de estado sólido são um tipo de memória flash, como as usadas em vários toca-MP3 e em cartões de memória para câmeras e celulares.

Primeira
A Toshiba saiu na frente, lançando no Japão o Dynabook SS RX1 com o drive de 64 Gbytes. Compacto, o modelo tem tela de 12,1 polegadas, dois centímetros de espessura e vem com processador Intel Core 2 Duo.
A fabricante também promete 11 horas de autonomia para a bateria do aparelho.
Nos Estados Unidos, o drive de estado sólido de 64 Gbytes chegará no final de julho no modelo Portege R500 da fabricante Toshiba.
O notebook pesará só 800 gramas com o novo drive, mas sem bandeja de CD e DVD.
Como o similar japonês, o Portege R500 terá tela de 12,1 polegadas e processador Intel Core 2 Duo.

No mercado
Várias empresas, como a Sandisk, já anunciaram discos de estado sólido de 64 Gbytes, mas por enquanto só a Samsung os colocou no mercado, há duas semanas.
Já existem no mercado também laptops com esse tipo de disco, mas com capacidades menores, como o Fujitsu T4220, com memória de estado sólido de 32 Gbytes.
Só a instalação do Windows Vista, porém, pede 15 Gbytes de espaço livre, então menos de 64 Gbytes pode ser pouco para a maioria dos usuários.
(PL)


Texto Anterior: Web ameaça pornografia tradicional
Próximo Texto: Programa centraliza mecanismos para ver vídeo na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.