São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa centraliza mecanismos para ver vídeo na internet

VIDA DUPLA - Além de site de filmes on-line, Veoh também oferece software que baixa e grava arquivos por meio de P2P

DA REPORTAGEM LOCAL

Na corrida para trazer a televisão para o computador, grandes empresas de internet e de mídia estão apoiando novos sites de vídeo -e o mais novo dessa safra é o Veoh (www.veoh.com), que tem o apoio do conglomerado Time Warner e de Michael Eisner, que foi presidente da Disney.
O Veoh se divide, na verdade, em dois: um site e um software tocador de vídeos que é instalado no computador do usuário.
A página da internet não traz muita novidade: é possível assistir a conteúdo gerado por usuários e a algumas séries e filmes, principalmente títulos mais antigos.
Há funções de comunidade, como a possibilidade de ter amigos no site, que podem acessar os vídeos favoritos uns dos outros, a avaliação dos vídeos e a recomendação de novos títulos a partir do gosto do usuário.
Também é possível deixar comentários e assinar canais ou séries de vídeos via RSS.
A outra faceta do Veoh, osoftware, reúne um organizador de conteúdo do disco rígido do usuário, um tocador de vídeos e em programa para baixar arquivos.
A idéia é que o usuário escolha, no site, os vídeos que quer baixar para seu computador. Aí, o Veoh funciona como soft- ware de P2P, baixando o arquivo a partir dos PCs de outros usuários.
É difícil entender, porém, porque é preciso acessar o site, no browser, para escolher os vídeos; a página poderia ser acessada de dentro da janela do software do Veoh.
Depois de finalizado o download, o Veoh mostra o vídeo com qualidade de DVD e também organiza a biblioteca de arquivos do usuário.
O software age ainda como programa de Bittorrent, baixando arquivos dessa rede.
Por fim, o Veoh tem um recurso em que mostra interface similar à do Windows Media Center do Vista.
A principal diferença do Veoh em relação ao Joost, seu concorrente mais famoso, é que no Joost só pedaços dos arquivos de vídeo são arquivadas no PC do usuário.
(PL)


Texto Anterior: Laptops com disco sólido de 64 Gbytes chegam a lojas dos EUA
Próximo Texto: GeeVee oferece títulos especiais para jogadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.