São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova E3 antecipa a safra eletrônica

Menor e mais intimista, feira nos EUA serve de palco para estréia dos próximos sucessos para PC e videogames

ENVIADO ESPECIAL A SANTA MONICA

Começa hoje, em Santa Monica, nos Estados Unidos, a mais importante feira de entretenimento eletrônico do mundo. Microsoft, Nintendo e Sony, ao lado de outras companhias, vão mostrar as suas principais armas para os próximos meses, em um ano no qual o evento estréia um novo formato, menor e intimista.
No ano passado, na cidade de Los Angeles, mais de 300 empresas participaram do show, que recebeu 60 mil pessoas. Agora, a E3 (sigla em inglês para feira de entretenimento eletrônico) conta com apenas 36 companhias e espera não mais que 4.000 visitantes, todos convidados pela organização.
Isso porque a feira, além de cara, estava se tornando muito mais um show que uma vitrine de tendências e novidades.
Se o formato vai emplacar ou não, será necessário esperar até sexta-feira para saber.
O fato é que se trata do primeiro grande evento após a chegada da nova geração de consoles, formada por PlayStation 3, Wii e Xbox 360. Por isso, é a vez dos games -que, afinal, são a pedra fundamental de qualquer plataforma.
Talvez nunca uma E3 tenha sido tão importante para a Sony quanto esta: as vendas do PlayStation 3 decepcionam, a linha de jogos está longe de empolgar e o preço alto -US$ 500, o mais caro dos três videogames, mesmo após o corte de US$ 100 no preço anunciado nesta semana- são fatores que reforçam cada vez mais a necessidade da Sony de colocar logo bons títulos no mercado.
O Xbox 360, com mais de 10 milhões de unidades vendidas, enfrenta problemas (leia texto ao lado), mas, no geral, vive uma boa fase. A empresa de Bill Gates aposta em medalhões como Halo 3, o principal título da Microsoft para 2007.
A Nintendo, por sua vez, está rindo à toa: no Japão, o portátil DS vende mais que todas as outras plataformas combinadas, enquanto o Wii nem sequer pára nas prateleiras norte-americanas.
Como era de se esperar, o famoso bigodudo será novamente o porta-voz das novidades, com a aventura Super Mario Galaxy e o provável anúncio de um Mario Kart para Wii.

Multiplataforma
Eles estão cada vez mais em voga. Os jogos multiplataforma -ou seja, produzidos para mais de um console- são essenciais para assegurar boas vendas.
Que o diga Grand Theft Auto IV, que chegará em outubro simultaneamente para PS3 e Xbox 360, e já é um dos games mais aguardados do ano (e da própria E3).
E para não dizer que a indústria se repete incessantemente, Assassin"s Creed, para PC, PS3 e Xbox 360, é uma aposta em franquia original da Ubisoft. No game, o jogador controla o espião Altair, em meio a um conflito em plena época da Terceira Cruzada.
A E3 também está especialmente musical, graças à presença de Guitar Hero III, com novas músicas e um controle-guitarra sem fio, e de Rock Band -este é um título que suporta não apenas guitarra, mas também baixo, bateria e até microfone. Pelo visto, as bandas vão mudar da garagem para a sala de estar.
(TA)


Texto Anterior: Microsoft gastará US$ 1,15 bi com consertos do Xbox 360
Próximo Texto: Consumo: Sacuda a poeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.