São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

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Convergência marca Las Vegas

DA REUTERS

A convergência de tecnologias também marcou a CES, onde televisores que acessam a internet e computadores que mostram programas de TV disputavam a atenção dos visitantes. Mas há outros produtos híbridos, que se beneficiam da crescente miniaturização dos componentes.
Por exemplo, a Aigo (www.aigo.com/english/index.asp) apresentou uma linha de relógios capazes de armazenar fotos, músicas e arquivos de dados. Há modelos que têm som estéreo e um microfone para gravação de voz. Um relógio capaz de arquivar cerca de 40 músicas custa US$ 100.
A BenQ, de Taiwan, mostrou que pretende entrar com tudo no mercado norte-americano de entretenimento digital, comercializando TVs, computadores e celulares. A empresa (www.benq.com) também mostrou um monitor de computador com braços que podem ser arrumados em torno da tela. Um deles segura um espelho, outro uma lâmpada; há ainda microfone e webcam.

Gigantes
Mas o mundo dos híbridos atrai também os grandes conglomerados. A LG, por exemplo, lançou TVs gigantes de tela plana que incluem gravador de vídeo. E a Panasonic (www.panasonic.com) lançou cartões de memória para gravar fotos que podem ser lidos diretamente por seus aparelhos de TV, sem a utilização de computador.
Na mesma linha, a Canon (www.canon.com) oferece conectores que permitem mostrar as fotos digitais no televisor, onde o usuário pode escolher as que desejar em papel e mandá-las para impressão sem a intermediação do PC.


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