São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE

Resolução da tela e tamanho atraem no PSP

THÉO AZEVEDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A boa qualidade das imagens na telinha do PlayStation Portable (PSP) é o que mais impressiona nessa aposta da Sony para enfrentar a Nintendo no mercado dos videogames portáteis. Lançado no Japão no final do ano passado, o PSP deve chegar ao mercado norte-americano em março.
O portátil, testado pela Folha na semana passada, tem tela de 4,3 polegadas e resolução de 480x272, capaz de gerar mais de 16 milhões de cores. Para um portátil, a tela do PSP tem dimensões bem generosas e, não bastasse isso, em jogos como Ridge Racer PSP, o desempenho dela é mais que satisfatório: a definição gráfica beira a perfeição e a sensação de velocidade é sempre intensa.
As diminutas dimensões do aparelho (17x7,4x2,3 cm) podem deixar um pouco desajeitados os jogadores com mãos maiores. Com alguns minutos de jogatina, já dá para se acostumar ao tamanho do PSP, cuja tela conta com iluminação interna.
O PSP, denominado pela Sony como o "walkman do século 21", vem com um fone de ouvido com funções para seleção de música em MP3. Através de um cabo USB, que também vem com o pacote, a transferência de arquivos do PC para o console é ágil e simples.
Além disso, com o PSP é possível visualizar imagens e vídeos em formato MPEG-4. A memória padrão do portátil é de 32 Mbytes e pode ser expandida por meio de um cartão de memória.
O som é reproduzido por alto-falantes estéreo e o controle de volume e de brilho da tela são práticos, sempre ao alcance do jogador.
De acordo com empresa de pesquisa de marketing DFC Intelligence, o DS (lançamento da Nintendo, que controla cerca de 98% do mercado de portáteis) e o PSP devem impulsionar o mercado de videogames portáteis de US$ 3,9 bilhões em 2003 para US$ 11,1 bilhões em 2007.
Enquanto o apelo do DS parece estar focado no público de 18 anos ou mais jovem, o PSP procura se mostrar mais atraente para os jogadores mais velhos -o fato de funcionar como tocador de músicas e de vídeos é um exemplo disso.
A mídia utilizada pelo PSP é a Universal Media Disc (UMD), capaz de armazenar 1,8 Gbyte de dados.
No Japão, já foram vendidas cerca de 500 mil unidades do aparelho, que deve chegar ao mercado norte-americano custando por volta de US$ 190.


Texto Anterior: Final Fantasy 12 (PS2)
Próximo Texto: Avaliação: Exigências táticas de Snake Eater reduzem o ritmo da ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.