UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSPIRAÇÃO

Páginas da rede trazem argumentos que contradizem informações que chegam ao conhecimento público

Versões oficiais podem esconder verdade

Fotos Reprodução
Foto do Pentágono tirada em 12 de setembro de 2001, que não traz sinais dos destroços do avião


FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

Em outubro, Paul Burrel, que foi mordomo de Diana Spencer, princesa de Gales, revelou uma carta que, supostamente, teria sido escrita por ela algum tempo antes do acidente automobilístico que a matou em 97, em Paris.
Na carta, Lady Di dizia estar com medo, pois alguém estaria conspirando a sua morte em um acidente de trânsito.
Parece absurdo? Há quem acredite, como é possível ver em www.terravista.pt/guincho/2104/destruction/diana_p.html. Os defensores de teorias conspiratórias dizem que há uma verdade oculta atrás de fatos públicos e de versões oficiais.
Diversos sites oferecem explicações de manobras políticas, além de planos sinistros de dominação cultural ou mental, que usariam estratégias como desencontro de informações, queima de arquivos e mensagens subliminares.
Esses sites pedem esclarecimentos para questões que permanecem sem resposta e fatos que causam estranheza.
O atentado ao World Trade Center, no 11 de Setembro, é um exemplo. O site matt-marriott.faithweb.com/destruction/wtc_conspiracao.html questiona diversos fatos, principalmente em relação ao avião que se chocou com o Pentágono.
Ele diz ter fotos da sede do Exército americano, tiradas em 12 de setembro de 2001, onde não se vêem vestígios do avião.
A página resistir.info/links/links_11set.html vai além e diz que o governo americano sabia que o atentado aconteceria, mas não interveio, pois, no mínimo, teria sido negligente.
"As perguntas que não querem calar" para os americanos, no entanto, se referem ao assassinato do presidente John Kennedy, em novembro de 63. Quem? Por quê? Como? Em www.geocities.com/arquivoi/kennedy.html, veja argumentos que contradizem as versões oficiais dos fatos.
Em www.casebook.org, há uma teoria de que Jack, o Estripador, serial killer inglês que esquartejou prostitutas no século 19, seria uma trama da família real para acobertar um caso amoroso entre o príncipe Albert, herdeiro do trono, e uma das prostitutas mortas.
Em www.grandereportagem.com/echelon/echelonmain.htm, o internauta é informado sobre o Echelon, um sistema da NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) que seria usado para interceptar comunicações internacionais via satélite.
No site www.cetico.hpg2.ig.com.br/illuminati.html, o internauta conhece os Illuminati, uma irmandade secreta que seria responsável por organizar grandes conspirações ao longo da história.
O tema virou filme, estrelado por Mel Gibson. Veja em www.conspiracytheory.com.
No link www.geracaobooks.com.br/releases/entrevista_conspiracoes.htm, o internauta encontra uma entrevista com o jornalista Edson Aran, que acabou de publicar o livro "Conspirações" (325 páginas, R$29,50), uma coletânea de incríveis histórias sobre o tema.


Texto Anterior: Conspiração
Próximo Texto: Brasil também seria um alvo de maquinações
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.