UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil também seria um alvo de maquinações

DA REPORTAGEM LOCAL

As teorias conspiratórias também atingem alguns fatos históricos brasileiros.
A mais recente surgiu logo após a explosão na base de lançamentos espaciais de Alcântara, no Maranhão, em agosto. Em www.anovademocracia.com.br/1304b.htm, o internauta é informado sobre uma suposta sabotagem promovida pelo Pentágono.
Outra suposta maquinação que envolveu o Brasil circulou pela internet via e-mail durante muito tempo e pode ser conferida em brasil.indymedia.org/pt/blue/2001/11/11716.shtml. O site diz que um livro didático usado em escolas americanas estaria ensinando aos alunos que a Amazônia seria um território internacional e não brasileiro.
Tancredo Neves, presidente eleito impedido de tomar posse por sua morte, foi assassinado. A hipótese é levantada pelo site www.geocities.com/kurtdennis/morte1.htm, baseada numa declaração dada pelo coronel Newton Cruz, comandante militar do Planalto na época da morte de Tancredo, em entrevista a jornalistas durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura.
No mesmo site, outro link (www.geocities.com/kurtdennis/bras.htm) discute as possíveis relações entre o governo militar brasileiro e o então ditador iraquiano Saddam Hussein. Numa suposta carta, datada de 14 de outubro de 82, o presidente João Figueiredo pedia mais acordos comerciais entre os países ao "grande e bom amigo" Hussein.
Alguns sites, como planeta.terra.com.br/lazer/urbanics/copa98.html, não se esquecem do caso envolvendo o atacante Ronaldo, hoje atleta do Real Madri, da Espanha, na final da Copa do Mundo de 98. Segundo essas páginas, a CBF teria vendido a conquista da competição para a França, o país-sede.
Com uma mistura de humor e denúncia, o site Zero Zen (www.zerozen.com.br) tem uma seção dedicada a teorias de conspirações. Algumas beiram o ridículo, como a que diz que o músico Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii, seria, na verdade, um vampiro.
Outra ataca a credibilidade do "reality show" "No Limite", exibido em 2000 pela Rede Globo, dizendo que tudo não passava de uma armação da emissora.
Entre os mais famosos sites sobre teoria da conspiração da internet brasileira está o Relatório Alfa (www.relatorioalfa.com.br), um verdadeiro portal sobre o assunto. Entre os casos citados, há o de uma aluna da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, que teria sido impedida de viajar aos EUA, pois teria em mãos um trabalho que seria apresentado no 8º. Concurso Interamericano de Direitos Humanos, na Universidade de Washington.
Para acessar o Relatório Alfa, é necessário fazer o cadastro gratuitamente. (FB)


Texto Anterior: Versões oficiais podem esconder verdade
Próximo Texto: Rede mostra as lendas urbanas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.