UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes tentariam iludir percepção

DA REPORTAGEM LOCAL

Um estímulo não captado conscientemente, mas registrado pelo inconsciente, é chamado de mensagem subliminar.
Alguns sites denunciam supostos usos ilegais dessas mensagens, principalmente em propagandas, induzindo consumidores a adquirir determinados produtos.
A primeira experiência com mensagens subliminares está descrita no site da ONG Mensagem Subliminar (www.mensagemsubliminar.com.br), um dos mais famosos do assunto em português, que traz uma reportagem publicada em junho de 56 pelo jornal inglês "Sunday Times".
Um teste, feito em um cinema, exibiu um filme com mensagens visualmente imperceptíveis que induziram os presentes a consumir mais pipocas e refrigerantes.
Em www.mundosubliminar.hpg.com.br, o internauta encontra textos sobre mensagens subliminares para sugestionar a mente de crianças por meio de personagens infantis, como os da animação japonesa Pokemón, Harry Potter e até do universo criado por Walt Disney.
Para quem gosta de visualizar imagens antes de tirar uma conclusão, a dica é acessar o fotolog www.fotolog.net/subliminar. O site faz algumas montagens sobre as fotos, destacando as supostas sugestões mentais.
Outros exemplos concretos desse tipo de mensagem, que vão desde inserções minúsculas em cartazes até jogos de palavras, podem ser conferidos no endereço www.msubliminar.hpg.com.br.
O site www.quatrocantos.com/lendas/157_subliminar.htm traz uma análise de uma suposta mensagem subliminar encontrada num recente comercial de bebida alcoólica. Depois de ler a explicação, o internauta pode baixar os vídeos e tirar as próprias conclusões.
Uma análise em tom mais sóbrio sobre o assunto está no site www.cetico.hpg2.ig.com.br/subliminar.html. O texto oferece um contraponto em relação ao conteúdo dos demais endereços apresentados, dizendo que isso não passaria de uma paranóia, inclusive oferecendo um link para a página www.hypnotictapes.com que, em inglês, faz uma análise de fitas que trariam, de forma oculta, mensagem subliminares.
A página de Flávio Calazans (www.calazans.ppg.br/c_ ci01.htm), com doutorado pela USP e uma das poucas pessoas reconhecidamente especialistas em mensagens subliminares também traz informações com teor acadêmico sobre o tema.
No site www.codelines.com/silentidea/silentbr.htm, é oferecido para download o aplicativo SilentIdea (1,86 Mbyte e registro por R$ 10), um gerador de mensagens subliminares. Por questões de segurança, caso o internauta opte por baixar o programa, convém passar um antivírus antes de usá-lo no micro. (FB)


Texto Anterior: Rede mostra as lendas urbanas
Próximo Texto: Sites acusam EUA de ocultar ETs
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.