UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSPIRAÇÃO

Algumas canções, quando tocadas em rotação contrária, podem revelar supostas frases com teor maligno

Ouça músicas com mensagens secretas

DA REPORTAGEM LOCAL

Músicos de diversos estilos e partes do mundo estariam ocultando mensagens secretas em canções, de forma que fossem captadas apenas pelo inconsciente. Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso e até tenha tentado ouvir essas mensagens girando um LP ao contrário.
A técnica de ocultar mensagens em músicas é conhecida como "back masking" (algo como "escondido atrás") e é uma das mais usadas como argumento por defensores de teorias conspiratórias para justificar teses de dominação mental em massa.
No link Músicas, encontrado no site Mensagem Subliminar (www.mensagemsubliminar.com.br), há vários exemplos. O internauta pode conferir as supostas mensagens em arquivos de áudio disponíveis para download. Em algumas, não é possível compreender o que é dito. Em outras, a sonoridade até lembra a frase.
Há, no entanto, alguns casos que impressionam, como os das músicas "Não se Reprima", do grupo Menudo, e "Superfantástico", do conjunto infantil Balão Mágico, nas quais as mensagens são audíveis e compreensíveis.
Mais exemplos, também com arquivos para download, estão em www.geocities.com/SunsetStrip/Birdland/5430/back.html. Entre eles está um "back masking" na música "Revolution #9", dos Beatles. Num trecho, John Lennon repete várias vezes o termo "number nine". Com o som invertido, ouve-se "turn me on, dead man" (algo como "excite-me, homem morto").
Há casos propositais, como pode-se conferir em www.duplipensar.net/principal/2003-08-subliminar.html. Entre outros exemplos, há o da música "Empty Spaces", da banda Pink Floyd, que, tocada ao contrário, revela a frase "parabéns, você encontrou a mensagem secreta, escreva para o velho Pink", dita em inglês por Roger Waters, líder da banda. (FERNANDO BADÔ)


Texto Anterior: Sites acusam EUA de ocultar ETs
Próximo Texto: O mistério da morte de Paul McCartney
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.