São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTÁTIL

Baixa qualidade visual é a principal limitação

Relógio tira fotografias digitais e armazena imagens da internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você gosta de fotografia, provavelmente já deixou de registrar momentos interessantes porque não estava carregando sua câmera quando eles aconteceram. Nesses casos, o relógio Casio Wrist Camera promete ser útil: graças a sua câmera embutida, o aparelho permite registrar até cem imagens, que depois podem ser transmitidas para o PC.
A transferência é simples porque é feita através de raios infravermelhos (sistema utilizado em controles remotos): depois de conectar o receptor a uma porta serial do PC e instalar o software fornecido, que é compatível com as versões 95 e 98 do "Windows", basta clicar em alguns botões e apontar o relógio para o micro.
O processo é relativamente rápido, e o software permite escolher de que maneira enviá-las para o micro: o usuário pode transmitir de uma vez só todas as fotos gravadas na memória ou selecionar suas preferidas na tela do aparelho.
As imagens podem ser abertas em qualquer micro, e enviá-las por e-mail também é fácil: gravados no formato JPG, os arquivos têm apenas 6 Kbytes cada um, menos do que um documento do "Word", por exemplo.
Outra função interessante é o upload de imagens do micro para o relógio, que aceita fotos tiradas da internet.
A principal falha do Wrist Camera, que tem um visual discreto e também oferece recursos tradicionais, como alarme e calendário, é a qualidade das fotos que produz: monocromáticas, elas têm resolução de somente 120x120 pontos.
Além disso, a lente do relógio não é muito precisa: para conseguir bons resultados, é essencial que as pessoas fotografadas estejam perto do aparelho e fiquem completamente imóveis.
Outra desvantagem do Wrist Camera é seu preço: o conjunto de relógio e software custa R$ 940 (informações: tel. 0/xx/11/3112-9000). (BRUNO GARATTONI)


Texto Anterior: Sites mostram gasto de aparelhos
Próximo Texto: Panorâmica - Segurança 1: Programa de e-mail pode acionar vírus em arquivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.