São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites mostram gasto de aparelhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de crise, a rede é uma boa opção para evitar contas de luz estratosféricas.
Em www.eletropaulo.com.br, por exemplo, há uma casa virtual com vários eletrodomésticos. Para saber quanta energia cada um deles gasta, o internauta seleciona algum aparelho e indica o número de horas diárias em que ele ficará ligado. Feito isso, o site traduz o gasto para kWh/mês -a unidade utilizada pelas fornecedoras de energia. O serviço fica na seção Clube do Eletrix/Estimativa de Consumo.
Outra página para quem quer controlar os gastos é o especial Crise Energética, da Folha Online (leia texto ao lado). Ele traz tabelas com propostas de redução de consumo para quem gasta até 200 kWh/mês ou até 500 kWh/ mês, mostrando, por exemplo, o quanto dez minutos a menos de banho por dia representam de economia no final do mês. Além disso, há notícias sobre o racionamento atualizadas diariamente.
O site www.uol.com.br/cidadesonline/energia também combina noticiário e serviços. Além de mostrar como anda a crise energética em oito das principais cidades do país, a página indica, de forma instantânea, o gasto mensal de energia de alguns aparelhos domésticos.
Em www.bol.com.br/servicos/contas/energia.html há uma calculadora que mostra ao internauta qual é a sua meta de redução de consumo, caso ele ainda não tenha recebido um aviso de sua fornecedora de energia. O site www.terra.com.br/noticias/energia apresenta um serviço semelhante.
Para crianças, há o http://portaldochiquinho.globo.com/apagao.html, que traz, em meio a animações e joguinhos, dicas para economizar energia.



Texto Anterior: Ziraldo torna-se grife de e-mail antigovernista
Próximo Texto: Portátil: Relógio tira fotografias digitais e armazena imagens da internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.