UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Leia teste exclusivo com versões de desenvolvimento do Norton e do VirusScan, que já estão disponíveis na internet

Antivírus procuram software prejudicial

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo empresas de segurança, a cada ano são descobertos milhares de vírus de computador. Ainda que a maioria deles seja pouco agressiva, é fundamental ter um programa antivírus instalado no micro.
Por isso mesmo, os softwares de proteção criam interesse entre os usuários: segundo uma pesquisa feita em junho pela revista "InfoExame", o Norton AntiVirus e o McAfee VirusScan ocupam, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugares na lista de programas mais vendidos no Brasil.
Ambos os programas deverão ganhar atualizações em breve. Enquanto elas não chegam, já podem ser testadas gratuitamente pelos internautas mais afoitos: tanto o Norton AntiVirus 2004 quanto o McAfee VirusScan 8, em versões de testes, já podem ser baixados da rede.
O Norton (www.symantec.com/public_beta) é prejudicado pelo arquivo de instalação, que é grande (33 Mbytes) e resulta em um download demorado -quase duas horas com uma conexão comum (modem de 56 Kbps). Depois da instalação, o programa precisa ser ativado via internet. Essa etapa, que visa a combater a pirataria, é simples e lembra o mecanismo de ativação do Windows XP.
O Norton mantém o recurso de monitoramento dos arquivos recebidos via comunicador pessoal, que foi introduzido na versão 2003 e é redundante: se o antivírus já verifica automaticamente todos os arquivos abertos pelo usuário, qual a utilidade da varredura específica para os comunicadores? Por outro lado, o Norton manda uma mensagem avisando o remetente do arquivo contaminado, o que é bom. Infelizmente, esse alerta só funciona com o comunicador Windows Messenger.
A principal novidade do Norton está na detecção de programas parasitas (adware e spyware), que costumam vir escondidos em programas gratuitos -o software de troca de arquivos KaZaA é um exemplo- e podem comprometer a privacidade do usuário.
Infelizmente, esse recurso, que também está presente no VirusScan 8, não se mostrou eficaz durante os testes realizados.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Elimine pop-ups e use firewall
Próximo Texto: Recurso de limpeza é pouco eficaz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.