UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM DIGITAL

Mostra abre hoje no Paço das Artes (SP) com trabalhos em telões, em CD, quatro instalações e mostra de VJ

Festival traz obras interativas com exposição on-line

Divulgação
"Nanoreisen", que mostra trajeto pelo corpo humano passando por glóbulos, hemácias e células


MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cultura digital, webarte, era eletrônica, cibernética e novas mídias. Esse caldeirão de definições e conceitos permeia a quarta edição do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que convida o homem analógico para uma viagem pelo espaço.
A mostra acontece até o dia 19 no Paço das Artes, na USP (tel. 0/xx/11/3813-3627). No local, há cinco micros com mais de 150 trabalhos realizados por artistas internacionais e brasileiros. Quem prefere ficar no mundo cibernético pode conferir o File 2003 pela internet em www.file.org.br.
O trabalho de Katia Maciel, por exemplo, é uma experiência em cinema interativo. O espectador cria diálogos possíveis com os personagens que estão na tela e escolhe quem "dialoga" com quem com o clique do mouse. As frases são clichês, mas, segundo a autora, podem trazer algo de novo. Veja em www.file.org.br/file2003/works/work064.htm.
No endereço www.file.org.br/file2003/works/work028.htm, é possível conferir o trabalho de David Crawford (Suécia). O artista aproveita-se da linguagem do corpo e usa um webfilme para explorar o gesto e o movimento. São várias sequências que documentam a reação de uma pessoa quando ela é fotografada por um estranho.
Se o internauta visitar a página www.file.org.br/file2003/works/work110.htm, vai encontrar o trabalho de Sebastian Cremer e Patrick Jacobi, "Nanoreisen".
"Add Boiling Water", de Motomichi Nakamura (Japão), é uma animação com música sincronizada e está em www.file.org/.brfile2003/works/work091.htm.
Paralelamente à mostra, acontece o File Symposium 2003, em que serão discutidos temas como Música de código aberto, O corpo no ciberespaço e O homem digital: a compatibilidade entre corpos e computadores. As palestras são gratuitas na sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (tel. 0/xx/11/3038-6930).


Texto Anterior: Justiça: Sistema Linux sofre ataque
Próximo Texto: Usuários misturam vídeos e som eletrônico
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.