UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMAS

Nero também copia arquivos e imprime encartes

Gravador fica mais fácil de usar e ganha funções para editar áudio

DA REPORTAGEM LOCAL

Disparado o melhor programa para gravação de CDs, o software Nero agrada a usuários novatos e experientes: enquanto os neófitos podem recorrer ao Nero Express, que é simplificado e organiza os recursos mais comuns num painel de fácil manejo, os mais ousados podem tirar proveito de funções sofisticadas, como a gravação de discos com vídeo que podem ser exibidos em toca-DVDs. Além disso, o software é muito confiável -dificilmente estraga um CD virgem.
Mas os desenvolvedores do Nero, cuja versão 6.0 acaba de chegar à internet (www.nero.com; download de 20 Mbytes), conseguiram melhorar o soft pela inclusão de recursos.
Chama a atenção a nova função SmartStart, que dispõe, numa interface colorida e auto-explicativa, as principais tarefas de que o Nero é capaz. A SmartStart poderia ser aperfeiçoada: infelizmente, acionar uma das opções oferecidas simplesmente abre o Nero Express, o que não é bom, pois acrescenta uma etapa desnecessária ao processo de criação de CDs -o ideal seria que a SmartStart fizesse tudo sozinha.
Apesar disso, a simplicidade da SmartStart, que está em português, é atraente e compensa, em parte, a ausência de um manual de instruções on-line.
O Nero também inclui novos programas para editar arquivos de áudio (Wave Editor) e misturar sons (SoundTrax). Eles permitem trabalhar com vários formatos de áudio -o Wave Editor salva músicas nos formatos VQF, MP3 Pro, AAC e WMA, além do tradicional WAV- e têm recursos que ajudam a transformar discos de vinil em CDs: enquanto o SoundTrax tem um assistente que guia o usuário, o Wave Editor oferece filtros para limpar chiados e ruídos. Como alguns recursos estão duplicados, o ideal seria fundir os dois programas num só.
Também merece destaque o BackItUp, que serve para fazer cópias de segurança (backups) de arquivos importantes e distribui automaticamente por vários CDs os backups superiores a 650 Mbytes.
O editor de capas e encartes (Cover Designer) é bom, mas continua devendo um recurso importante: não exibe automaticamente a lista de músicas que estão sendo gravadas no CD. O usuário precisa apertar o botão Track List, o que não é óbvio.
De um modo geral, o Nero, cuja versão de testes pode ser usada gratuitamente até o final deste mês, vale o que custa (US$ 60), mas o upgrade (US$ 40) é pouco justificável para quem já tem a versão 5.x. Para quem vai comprar um gravador de CDs, contudo, o software continua sendo a melhor opção. (BG)


Texto Anterior: Usuários misturam vídeos e som eletrônico
Próximo Texto: Software cria páginas multimídia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.