São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço alto prejudica relação custo-benefício

ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma característica marcante da WebCam é o recurso de tracking, conhecido também como rastreamento. Quando ele está ligado, o software busca a região onde se encontra a face do usuário e a enquadra no centro da tela.
Por exemplo: se a face estiver no canto direito da imagem, o mesmo é localizado e centralizado na tela. Além disso, também é utilizado o zoom óptico para manter a face do usuário na mesma posição, mesmo se ele se afastar da câmera. O rastreamento também funciona para mais de um usuário -nesse caso, são mantidas no centro as faces de todas as pessoas em frente da câmera.
Através de alguns testes, pois no manual isso não é informado, notou-se que a detecção da face é baseada na cor da pele. Isso pode acarretar problemas. A câmera pode se confundir e realizar o tracking da mão ou de qualquer objeto que possua cor semelhante ao tom de pele da face.
A câmera possui uma lente com abertura angular de 78. Essa abertura é superior a das lentes de webcams tradicionais, e permite que imagens ampliadas sejam capturadas. O zoom da câmera é digital de 4x, com o foco ajustado manualmente, e opera a uma taxa de 30 quadros por segundo (a maioria das webcams opera a 15 quadros por segundo).
O zoom digital é feito via software (ao contrário do zoom óptico, que é feito através de um conjunto de lentes). Devido à limitação física deste tipo de zoom, as imagens obtidas de longas distâncias não apresentam boa nitidez.
Na parte superior da câmera há um botão que permite capturar uma foto. Esse processo também pode ser realizado totalmente via software, sem a necessidade de pressionar o botão manualmente.

Bate-papo
A WebCam pode ser utilizada para videoconferência, ou somente vídeo, em softwares como Windows Messenger, MSN Messsenger, Yahoo! e AIM. Foram realizados alguns testes com o MSN Messenger e com o Yahoo!, os quais reconheceram a câmera facilmente.
O recurso de rastreamento, para o usuário que não está acostumado, pode parecer um pouco sofisticado, visto que a imagem fica continuamente se ajustando a fim de manter a face do usuário centralizada. Se o usuário não se acostumar com esse recurso, pode desabilitá-lo por meio do software da câmera.
Apesar da câmera possuir sensor de imagem com a tecnologia CCD -que permite cores mais nítidas e imagens melhores com pouca luz- e a oferecer o inovador recurso de tracking (uma tecnologia de rastreamento de face), sua relação custo-beneficio é prejudicada pelo alto preço do produto -R$ 449, mais que o dobro do custo de uma câmera básica.


Eduardo Marques é doutor em engenharia de sistemas digitais e professor do ICMC-USP. Vanderlei Bonato é doutorando em ciências da computação e matemática computacional pelo ICMC-USP

Texto Anterior: Teste USP: Câmera de rede segue o rosto do usuário
Próximo Texto: Saiba usar filmadora digital como webcam
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.