São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba usar filmadora digital como webcam

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você possui uma filmadora digital e gosta de bater papo via rede, provavelmente já quis usar a máquina como webcam. Afinal, para quê adquirir uma webcam, que representa uma despesa adicional e quase sempre tem qualidade de imagem muito inferior à da filmadora? Com o programa WebCamDV, que custa US$ 20, mas pode ser testado gratuitamente (2,2 Mbytes; www.orangeware.com/endusers/webcamdv.html), é possível utilizar filmadoras digitais dos padrões DV e Digital 8, que se conectam ao micro via cabo FireWire, como webcams. O porém é que a versão de testes do programa tem de ser reiniciada a cada dez minutos.
A operação do programa, que foi testado num PC com sistema operacional Windows XP SP2 e comunicador MSN Messenger 6.2, é simples, mas há dois detalhes importantes. Durante a instalação, assinale o item Install WebCamDV Audio support -dependendo do modelo da sua câmera, isso permitirá que você aproveite também o microfone embutido na filmadora. É preciso reiniciar o PC para concluir o processo.

Instruções de uso
Depois de ligar e conectar a filmadora ao PC, abra o seu software de comunicação pessoal (além do Messenger, os criadores do WebCamDV também prometem compatibilidade com dezenas de outros programas de bate-papo) e selecione a opção de configuração de webcam -no Messenger, basta clicar em Ferramentas e Assistente para Ajuste de áudio/vídeo.
No item Camera, escolha WebCamDV Capture (não selecione a opção com o nome da sua filmadora, mesmo que ela esteja listada). Quando a janela de configuração de som aparecer, selecione a opção WebCamDV Audio no item Microfone.
Atenção: como as filmadoras digitais são bem maiores e mais pesadas do que as webcams, não é recomendável colocá-las sobre o monitor -a máquina pode cair e quebrar. Use um tripé, ou, para economizar, apoie a câmera sobre a mesa em que o PC está (ajuste a altura da filmadora empilhando alguns livros). (BG)

Texto Anterior: Preço alto prejudica relação custo-benefício
Próximo Texto: Novo comunicador tem embutido atalho para fazer buscas na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.