São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA DIGITAL

Páginas trazem análises e dados técnicos; tecnologia é tema de estudo; veja filmetes de diretores famosos

Rede ajuda a conhecer mais sobre filmes

Reprodução
Site que reúne filmes feitos por diretores famosos, como Guy Ritchie, a convite da empresa BMW


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além de ser uma central de filmes que satisfaz qualquer cinéfilo, a internet serve como local de pesquisa para quem quer aprender sobre cinema.
Referência no assunto, o Internet Movie Database (www.imdb.com) traz informações sobre 330 mil filmes.
Além da ficha completa de atores, diretor e outros membros da equipe, o internauta descobre a opinião dos outros usuários sobre o título e pode ter acesso a informações técnicas, sites relacionados, fotos, frases e outras curiosidades.
O www.cinema.com também se propõe a ser referência. Ele traz lista de festivais e escolas de cinema espalhadas pelo mundo. Entre os destaques do site está a cobertura atenta aos lançamentos de produção inglesa.
Dedicado a ser um guia para a escolha de filmes, o www.allmovie.com traz ficha de informações e notas de outros usuários para os filmes do acervo.
Sobre cinema brasileiro, entre em www.cinemabrasil.org.br, que traz dados sobre festivais. A página www.uol.com.br/cinema traz notícias e lançamentos.
Quem se interessa por cinema digital deve visitar www.digitalcinemamag.com, revista dedicada ao assunto.
Em www-apparitions.ucsd.edu/manovich/text/digital-cinema.html, o teórico Lev Manovich, autor de uma das primeiras teorias de novas mídias, analisa o cinema digital e as mudanças que ele deve causar.
Da união do Museu de Arte de Berkeley e do Pacific Film Archive surgiu a página www.bampfa.berkeley.edu/search, que oferece busca nos acervos das duas instituições. É possível encontrar críticas e reportagens publicadas em jornais sobre cinema.
Os fanáticos pelo Oscar têm duas opções na internet: o www.oscar.com e o www.oscar.org. O primeiro informa sobre a última cerimônia da premiação, que aconteceu em março.
Já o www.oscar.org fala sobre a premiação e traz seções para os curiosos de plantão. Lá é possível conhecer a história da estatueta.
Os mais críticos podem se deliciar em www.movie-mistakes.com, que reúne mancadas de filmes. Exemplo: um tripulante de "Titanic", que se passa em torno de 1912, usava relógio digital. Outro bom site a respeito é o www.saunalahti.fi/~frog1/goofs.
Quem quiser testar seus conhecimentos deve entrar em www.coolquiz.com/quizzes/movies.
Críticas, festivais de cinema e vídeo, fontes para acadêmicos e outras informações podem ser encontrados no www.cinema-sites.com, que traz lista de páginas.
O internauta também pode assistir a pequenos trechos ou mesmo a filmes curtos pela rede.
Em www.bmwfilms.com, há filmetes feitos por diretores como John Woo e Ang Lee a convite da empresa de automóveis BMW.
Em www.davidlynch.com, o internauta vê trailers e episódios de séries do diretor e depois pode brincar com trechos e montar cenas se for membro do site (é preciso pagar uma mensalidade de US$ 9,97). (HHL)



Texto Anterior: PC deve ter disco veloz e bastante memória
Próximo Texto: Computador retoca e limpa imagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.