São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça leis de consumo do exterior

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mesmo em países desenvolvidos, como os da União Européia e os EUA, os consumidores também precisam de entidades que defendam seus direitos. A vigilância feita por esses órgãos é ferrenha, e quem ganha com isso é a população em geral, que vê a lei ser respeitada à risca.
Para facilitar a fiscalização, essas entidades estabelecem um canal de comunicação via internet.
Consumidores europeus em busca de auxílio podem acessar a página de proteção do consumidor no site da Comissão Européia. Há versões em 11 idiomas, incluindo o português (europa.eu.int/comm/dgs/health_consumer/index_pt.htm). As informações ao consumidor, no endereço, dividem espaço com as ligadas à saúde.
O site português www.emdefesadoconsumidor.com.br/internacional.htm apresenta a legislação vigente em Portugal e traz um mapa de links para órgãos de defesa do consumidor de vários países do mundo, muitos deles da África.
O portal do consumidor do governo inglês (www.consumer.gov.uk/consumer_web/index_v4.htm) ensina à população como devem ser feitas as queixas. Há divisão por tipo de produto (turismo, lojas virtuais, segurança e reformas domésticas, entre outros).
No EUA, o governo mantém no ar um site específico com as leis de proteção ao consumidor (www.consumer.gov). Muito organizada, a página divide as informações em dez categorias, entre as quais produtos, seguros e carreira e educação.
Conhecido por defender interesses de consumidores nos EUA, o polêmico Ralph Nader, candidato independente à Presidência dos EUA, tem um site (www.nader.org) com dicas. Ele também sofre críticas em páginas, como www.lewrockwell.com/anderson/anderson23.html.
O site consumerlawpage.com explica medidas que devem ser tomadas por vítimas de acidentes decorrentes de falta de segurança, de fraudes financeiras e corporativas e de problemas decorrentes da ação de elementos químicos.
O Consumer Law Center (www.consumerlaw.org) enfoca assuntos mais corriqueiros, como falências, comércio eletrônico e legislação para imigrantes.
O grupo de pesquisas de defesa do consumidor do site Resources For Life (www.resourcesforlife.com/groups/cdrg) é especializado em pesquisas que fornecem dados que podem ser usados na melhoria da fiscalização das leis de consumo. (FB)


Texto Anterior: Seus direitos: Internet é arma de defesa do consumidor
Próximo Texto: Panorâmica - Telefonia: Programa para falar via rede tem versão para PDA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.