São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

D505 tem processador Pentium M de 1,4 GHz e boa relação custo-benefício; resolução gráfica é decepcionante

Rápido, laptop tem boa autonomia

JOÃO DO E.S. BATISTA NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O destaque do laptop Dell Latitude D505 é o processador Pentium M, que foi desenvolvido especialmente para computadores portáteis. Além de proporcionar ótima velocidade de processamento, o Pentium M tem recursos que melhoram consideravelmente o gerenciamento de energia.
Com velocidade de 1,4 GHz e 256 Mbytes de memória RAM, o Latitude D505 tem desempenho equivalente ao de um portátil equipado com chip Pentium 4-M de 2,4 GHz. Isso acontece porque o Pentium M computa mais informações por ciclo de processamento do que o Pentium 4-M.
Quanto ao gerenciamento de energia, o Dell D505 incorpora a terceira geração do mecanismo SpeedStep, que altera a voltagem e a freqüência da CPU (em seis combinações distintas) de acordo com a demanda por processamento. Se a demanda diminui, uma freqüência menor (com menor voltagem) é selecionada.
O resultado é uma maior economia de energia e aumento do tempo de operação sob bateria. No teste realizado, o portátil operou por quatro horas seguidas com uma única carga de bateria (reproduzindo músicas armazenadas no disco rígido).

Entradas e saídas
O Latitude D505 possui entrada para cartões PCMCIA do tipo II, portas serial e paralela, saídas VGA e S-Video (para ligação a projetores e televisores), duas entradas USB, conexão infravermelha, porta FireWire e encaixe para docking station (base de conexão). Há ainda conectores para fones de ouvido e microfones.
A resolução gráfica, no entanto, não faz jus ao processador. Com tela de matriz ativa de 15 polegadas, que justifica suas dimensões (33,8x3,2x27,3 cm), além de 64 Mbytes de memória de vídeo compartilhada, o monitor possui resolução máxima de 1.024x768 pontos. Uma resolução maior certamente agradaria usuários que não se importam com letras miúdas e que gostam de abrir muitas janelas simultaneamente.
Além do sistema operacional, o Latitude D505 vem com softwares para tocar DVDs (Intervideo) e gravar CDs (Roxio). Entre os aplicativos da Dell, destacam-se o Quickset, que permite ao usuário otimizar o consumo de energia de acordo com suas preferências, e o Centro de Soluções da Dell, que mostra informações sobre o sistema e um manual (em português).

Conclusão
Como traz uma CPU de boa performance, características eficientes de economia de energia e boas opções de conectividade, o Latitude D505 apresenta boa relação custo-benefício, mesmo com o preço de R$ 6.399. Ele é uma boa opção para quem pretende usar principalmente aplicativos de negócios e de escritório e não necessita de alta resolução gráfica.


JOÃO DO E.S. BATISTA NETO é doutor em sistemas biomédicos pelo Imperial College, Universidade de Londres. É docente do ICMC-USP e trabalha com processamento de imagens médicas


Texto Anterior: Panorâmica - Telefonia: Programa para falar via rede tem versão para PDA
Próximo Texto: Imagem: Filmadora grava vídeo direto em DVD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.