São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft conserta fotos automaticamente

DA REPORTAGEM LOCAL

As máquinas fotográficas digitais permitem que você veja, logo depois de tirar uma foto, se a imagem ficou boa. Mas muitos usuários ignoram que é possível melhorar quase todas as fotos no PC -mesmo aquelas que já parecem satisfatórias- e que isso pode ser feito de maneira automatizada.
Se você quiser tentar, experimente o programa Photo Cleaner, que custa US$ 30, mas pode ser testado gratuitamente por um mês (2 Mbytes; www.photocleaner.com/download.html).
Depois de instalar o software, clique em File e Clean Multiple Images e indique a pasta em que estão as fotos que você deseja melhorar. O software altera sozinho o contraste e as cores das imagens. Na maioria dos casos, o resultado é positivo. Além disso, o Photo Cleaner não sobregrava as imagens, ou seja, não altera os arquivos originais -ele apenas salva cópias das suas fotos com as melhorias. Quer dizer: se você não gostar das modificações feitas pelo programa em alguma foto, basta apagar o arquivo gerado pelo Photo Cleaner.
O software se beneficia de um micro potente: num Pentium 4 de 1,4 GHz com 256 Mbytes de memória, o processamento automático de 132 fotos levou 13 minutos. Além de mexer nas cores e no contraste (corrigindo problemas de exposição das imagens, por exemplo), o programa também cria automaticamente uma espécie de álbum eletrônico -uma página de índice com miniaturas e links para as suas fotos.
Se você não quiser o álbum, simplesmente desmarque o item Create Photo Album. Para desativar a adição de molduras e legendas às imagens, clique em Settings e desmarque os itens Add Frame e Vignette. (BG)


Texto Anterior: Imagem: Filmadora grava vídeo direto em DVD
Próximo Texto: Canal aberto: Dica para criar arquivo em CD sem alterações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.