São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mozilla convida internautas para discutir o futuro da rede

CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Internautas do mundo todo, uni-vos!" É mais ou menos essa a proposta do projeto Drumbeat, da fundação Mozilla.
Talvez por isso o nome -que significa batida de tambor, instrumento usado por tribos indígenas para convocar a aldeia. A ideia é chamar as várias tribos de usuários da web, colocá-las em rede e identificar propostas para tentar fazer uma internet melhor, mais aberta e segura.
"É uma rede social para empreendedores, um espaço para transformar boas ideias em projetos reais", diz o diretor-executivo da Fundação Mozilla, Mark Suman.
Qualquer um pode participar. Basta encaminhar sua proposta ao site drumbeat.
org. O projeto foi apresentado no final de março em dois eventos, na FGV, do Rio, e na Casa de Cultura Digital, em São Paulo. Mark Suman esteve presente e conversou com a Folha.

 

FOLHA - O que é o Drumbeat?
MARK SUMAN -
O Drumbeat resgata um pouco das origens da Mozilla e de valores que ela defende, como o da busca por uma internet aberta e democrática. É um processo semelhante ao que ocorreu com o Firefox, projeto que envolveu o trabalho de cerca de 20 mil desenvolvedores espalhados pelo mundo inteiro. O que pretendemos fazer agora é expandir essa experiência para alcançar outros profissionais, e não apenas desenvolvedores, artistas, advogados, músicos, cineastas.

FOLHA - Qual o objetivo destes eventos realizados no Brasil?
SUMAN -
O objetivo foi debater a importância local de uma internet cada vez mais aberta e estimular a circulação de novas propostas para que isso ocorra. Escolhemos o Brasil para lançar oficialmente o Drumbeat pelo uso expressivo que o país faz de software livre em educação, música e inclusão social.

FOLHA - Quanto tempo vai levar para que os projetos sejam identificados e executados?
SUMAN -
Entre cinco e dez projetos já estão na rede, em um site no qual novos projetos podem ser apresentados e ideias podem ser discutidas e desenvolvidas, chegando até sua execução efetiva.

FOLHA - Pode citar alguma ideia que se encaixe no Drumbeat?
SUMAN -
Duas iniciativas já estão andando: uma de tradução colaborativa de vídeos on-line e outra de cinema open source -cineastas independentes podem enviar material para um repositório central de imagens que vai dar origem a um filme sobre a história da internet.


Texto Anterior: Cultura digital: Cidadão pode opinar sobre lei da internet
Próximo Texto: Games: Em busca de vingança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.