São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Barra de busca pode expor PC a ataques via rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você usa o navegador Internet Explorer e tem instalada a barra de pesquisa do buscador Google, fique atento: segundo uma empresa israelense, o programa tem uma série de problemas de segurança.
De acordo com o relatório publicado em http://sec.greymagic.com/adv/gm001-mc, a barra de pesquisa, que se chama Google Toolbar, permite que pessoas mal-intencionadas leiam arquivos gravados no disco rígido do PC ou forcem a execução de programas e "scripts" (sequências de comandos), o que pode facilitar o ataque de vírus. Também seria possível monitorar as pesquisas feitas pelo usuário.
Essas ações danosas poderiam acontecer quando o usuário visitasse determinados sites da rede. O relatório publicado na internet inclui demonstrações de algumas falhas, que se mostraram verdadeiras durante os testes realizados pela Folha com o Internet Explorer 6 e o Windows XP.
Os responsáveis pelo Google admitem os problemas. Segundo eles, todos os usuários devem atualizar a Google Toolbar para a versão 1.1.60, que já está disponível em http://toolbar.google.com. Segundo os criadores da barra de pesquisa, todos os usuários receberão automaticamente uma atualização quando abrirem seus navegadores, mas esse conserto não funcionou até o fechamento desta edição, exigindo uma atualização manual.
Para descobrir qual versão está presente no seu micro, basta abrir o navegador e clicar em Google e About Google Toolbar. Caso ela esteja desatualizada, clique em Iniciar, Configurações e Painel de controle e abra o item Adicionar ou remover programas. Desinstale a barra de pesquisa e só então instale a nova versão.
Uma opção para quem deseja fazer buscas é o navegador Mozilla (www.mozilla.org), que é gratuito, permite pesquisar no Google e não tem falhas de segurança.


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Microsoft faz acordo nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.