São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft faz acordo nos EUA

DO "THE NEW YORK TIMES/CIRCUITS"

Como parte de um acordo com o governo dos EUA, a Microsoft admitiu na semana passada que não protegeu adequadamente a privacidade e a segurança dos usuários de seu sistema de autenticação on-line. A empresa concordou em elevar a segurança do sistema, que se chama Passport, e também em fazer uma auditoria externa a cada dois anos.
O Passport guarda informações dos usuários cadastrados no banco de dados da Microsoft. Dessa forma, permite que os internautas acessem vários sites ou serviços (como o correio eletrônico Hotmail) com a mesma senha.
O governo dos EUA não detectou falhas de segurança no Passport e afirma que a Microsoft não compartilhou indevidamente informações dos usuários com outras empresas. Mesmo assim, acredita que o serviço não atinge o nível de segurança prometido.
A empresa de Bill Gates concordou em ser monitorada por 20 anos e poderá sofrer sanções legais caso desrespeite o acordo.
Marc Rotenberg, que dirige a Electronic Privacy Information Center, uma ONG norte-americana dedicada à informática, disse que a decisão do governo foi "inovadora". Em julho de 2001, a entidade liderou uma queixa pública contra as práticas da Microsoft, que estaria tentando coletar informações pessoais dos internautas por meio do Passport.


Texto Anterior: Segurança: Barra de busca pode expor PC a ataques via rede
Próximo Texto: Som e vídeo: Microsoft anuncia nova plataforma de mídia digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.