São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

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DIVERSÃO

Empresa sueca coloca na internet game gratuito para jogar on-line

Conquiste Calypso, novo planeta virtual

GUSTAVO POLONI
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE LONDRES

À primeira vista, o Projeto Entropia é apenas mais um jogo on-line. Na pele de um personagem virtual, os milhares de jogadores de todo o mundo são convocados a conquistar e a povoar o planeta fictício Calypso. Nesse mundo virtual, devem guerrear, traçar estratégias e criar alianças para conquistar seus objetivos.
Olhando mais de perto, no entanto, o jogo traz uma diferença significativa. Ao contrário dos mais de 15 planetas virtuais no mercado, o Projeto Entropia é gratuito. Quem quiser jogá-lo precisa apenas baixar o programa do site oficial do jogo ou instalar um software que será distribuído em jornais e revistas especializadas. Não há mensalidade.
A idéia é uma aposta da empresa sueca MindArk -e também uma grande novidade. Isso porque a empresa vai comercializar bens virtuais para os jogadores. Ou seja, armas e ferramentas usadas em batalhas serão compradas com dinheiro real. Até a moeda virtual de Calypso, o PED (sigla para dólares do Projeto Entropia), poderá ser adquirida. Dez PEDs valem US$ 1.
"O Projeto Entropia é o primeiro mundo virtual a incorporar a economia real nos jogos on-line", diz Stephanie Haines, diretora de marketing da MindArk. O Projeto Entropia também vai faturar com a venda de patrocínio. "Vamos vender espaço para empresas interessadas em anunciar seus produtos em nosso jogo", diz a diretora de marketing.
O jogo se passa num futuro muito, muito distante, no planeta Calypso, composto por três continentes que devem ser explorados e habitados pelos jogadores. A tranquilidade do local, no entanto, está ameaçada pela invasão de mutantes e robôs. O jogo não tem fim. Assim como no mundo real, as coisas em Calypso também evoluem de acordo com os acontecimentos.
A versão final do Projeto Entropia deve chegar ao mercado até o final do ano. O momento não poderia ser mais adequado. Dois anos atrás, o mercado de games on-line movimentava algo em torno de US$ 200 milhões por ano. Até 2004, essa quantia deve pular para US$ 1,7 bilhão.
Para baixar o jogo, basta ir ao site www.project-entropia.com. Para jogar, é preciso ter um computador com pelo menos um processador com velocidade de 1 GHz, 256 Mbytes de memória RAM, 1,5 Gbyte de espaço no disco rígido e conexão a cabo.


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