São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Filme digital grava muito em pouco espaço

da Reportagem Local

Gravar muitos dados em dispositivos cada vez menores para poupar espaço físico e gastar espaço de armazenamento. Exemplos disso, como as tecnologias utilizadas em máquinas fotográficas digitais, já estão disponíveis no mercado.
Fabricantes dos chamados cartões de memória (ou filmes digitais) para as câmeras digitais, como a Lexar Media e a SanDisk, apostam na popularização de formatos como o CompactFlash como solução de armazenamento de imagens.
Qualidade de imagem é a palavra principal quando se fala de fotos digitais. O número de pontos (pixels) por foto, na vertical e na horizontal, é o responsável pela qualidade final da imagem. Quanto maior o número de pontos por imagem (como 1.600 X 1.200 pixels), melhor a qualidade final da foto -e mais espaço ela ocupa ao ser gravada.
Por isso, a Lexar Media tem no mercado norte-americano cartões do tipo CompactFlash -menor que uma caixa de fósforos- com capacidades que vão de 8 Mbytes (que grava de 88 fotos com qualidade baixa a quatro imagens com alta qualidade, em média) a 80 Mbytes, para gravar imagens sem se preocupar com o fim do "filme".
A Sandisk, além de ter cartões CompactFlash, produz também o MultiMediaCard -lançado em 1997, é um dos menores equipamentos para armazenagem de dados, pesando menos de duas gramas e com o tamanho de um selo.
Seu mercado-alvo são telefones móveis e aparelhos de MP3 e capacidade de 2 a 16 Mbytes.
A Sharp apresentou na última CeBIT (maior feira de informática e tecnologia do mundo), no mês passado, na Alemanha, um modelo de câmera digital que utiliza o padrão MPEG-4.
Nesse padrão, é possível gravar mais fotos e imagens ocupando menos espaço: no padrão MPEG-3, para gravar cinco minutos de vídeo eram necessários 10 Mbytes. No MPEG-4, apenas 3 Mbytes.
Com 64 Mbytes na memória, dá para gravar duas horas de vídeo digital ou tirar mil fotografias com resolução baixa (640 X 480 pontos).
Já a Sony está utilizando nos novos modelos de suas câmeras digitais a tecnologia Memory Stick: são pequenos bastões de memória, do tamanho de um chiclete, com capacidade para gravar 20 vezes mais que um disquete de 3,5 polegadas. (HENRIQUE MARTIN)


Texto Anterior: Evolução do armazenamento
Próximo Texto: Saiba o significado das siglas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.