São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o significado das siglas

da Reportagem Local

Veja abaixo as principais diferenças dos diversos nomes e siglas usados nos DVDs e CDs.

  DVD-ROM e CD-ROM: o ROM significa Read-Only Memory, ou apenas leitura de memória -o disco, uma vez gravado, não pode mais ser regravado, apenas usado para leitura. O DVD-ROM existe em várias versões, dependendo da capacidade de armazenamento, variando de discos de camada única (single layer), com 4,7 Gbytes, a camada dupla com dois lados (dual layer dual side), que pode gravar pelo menos 17 Gbytes de dados. Pode ser lido por drives de DVD-ROM instalados em computadores. Um único CD-ROM pode armazenar até 650 Mbytes de informação.

  DVD-R e CD-R: R significa Recordable (gravável) -é um tipo de disco que permite ao usuário gravar, apenas uma vez, até 4,7 Gbytes de dados em um disco de um lado só. Os DVD-Rs podem ser usados no computador pessoal ou em aparelhos de DVD convencionais.

  DVD-RAM: é um disco apagável e regravável, projetado para aplicações de armazenamento e multimídia em PCs. Pode apenas ser utilizado no computador.

  DVD-RW e CD-RW: formato regravável projetado para usos de preparação de uma apresentação multimídia. Drives de DVD-RW conseguem gravar DVD-R e regravar DVD-RW, com capacidade de 4,7 Gbytes por lado.


Texto Anterior: Filme digital grava muito em pouco espaço
Próximo Texto: Música on line: Site faz internauta ter rádio personalizada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.