São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

"Windows 2000" tem melhor desempenho

ARMANDO FORTUNA
especial para a Folha

Recém-lançado nos EUA, o "Windows 2000 Professional" é um membro da mais nova família de sistemas operacionais da Microsoft.
Essa família é voltada ao ambiente comercial. É, basicamente, uma extensão do "Windows NT 4.0" com suporte para USB (espécie de conector para ligar vários acessórios), plug-and-play (capacidade de reconhecer e instalar automaticamente programas e dispositivos ligados ao sistema) e aparência do "Windows 98".
É possível instalar o "Windows 2000" de duas formas: atualização no sistema instalado previamente no disco ou instalação limpa.

Instalação em dois micros
A instalação do "Windows 2000 Professional" foi feita em dois micros: um Pentium III, de 550 MHz, com 512 Mbytes de memória, e um AMD K6-2, de 300 MHz, com 128 Mbytes de memória.
No Pentium III, o produto foi instalado de duas maneiras: a primeira, diretamente do "Windows 98", previamente instalado. A segunda, diretamente no disco rígido, após o mesmo ter todas as partições apagadas.
Esses procedimentos simularam os dois cenários mais comuns encontrados por quem pretende migrar para o "2000".
Nos dois casos, a instalação ocorreu sem problemas, sendo que, na verdade, o "Windows 2000 Professional" foi mais simples de instalar que o "Windows NT 4.0". Além disso, ele detecta os periféricos plug-and-play (PnP) na instalação, enquanto o "NT 4.0" exige a adição de uma biblioteca.
A partir do "Windows 98", foi escolhida uma atualização, que não foi permitida pelo sistema devido ao "Windows 98" estar em português, pois o "Windows 2000" estava em inglês. O sistema, então, instalou o "Windows 2000" na mesma partição do "Windows 98".
O micro ficou com dois sistemas operacionais em uma mesma partição. A escolha de qual sistema operacional usar é feita pelo programa de carga do "Windows 2000", como no "NT".
A existência de dois sistemas operacionais na mesma partição não é recomendável, pois pode haver incompatibilidade entre um software instalado sob o "Windows 2000" e usado sob o "Windows 98" e vice-versa.
A instalação detectou uma placa de rede e uma placa de som e carregou automaticamente os programas adaptadores necessários. Concluída a instalação, bastou reiniciar o micro.
A realização da segunda instalação envolveu remover a partição do disco rígido em que estava o "Windows 2000". Ela foi feita a partir de quatro discos de inicialização, gerados a partir de um programa do CD do "2000".
O programa de instalação criou e formatou a partição em que iria instalar o "2000". O procedimento é similar à instalação do "NT" e de algumas versões do "Linux".
Após a instalação, adicionou-se, sem problemas, o "Windows 2000 Professional" a uma rede de "NT" existente como cliente. As duas instalações levaram menos de uma hora para ser concluídas.
O K6 estava com o "NT 4.0" e ligado a um domínio. Para a instalação nessa máquina, foi escolhida a opção de atualização, em que o "2000" atualiza os arquivos necessários. A instalação foi rápida (35 minutos) e bem-sucedida.
No final, o computador só continha o "2000", com os adaptadores para os periféricos instalados.


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Sistema pede mais memória
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.