São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Planetários levam universos para o micro

MARIJÔ ZILVETI
da Reportagem Local

Milhões de estrelas vistas a olho nu. Não se trata de um local com vista avantajada e céu límpido. Na verdade, o espectador está confortavelmente sentado em frente ao seu micro, navegando pela Internet por sites que fazem o papel de planetários e passeando por páginas de astronomia.
Um site tipo aperitivo é o do recém-reformado Rose Center for Earth and Space New Hayden Planetarium, em Nova York (www.amnh.org/rose). Sua suntuosidade dá-lhe um aspecto de portal. Tem várias seções com tours virtuais. Dá para transferir para o seu micro fundos de tela e enviar cartões-postais eletrônicos. Em Spacewatch, dá para ouvir um arquivo com dicas.
Mas a meca dos sites sobre planetários está em International Planetarium Society (www.ips-planetarium.org). É simples, porém preciso na quantidade de sites relacionados sobre planetários espalhados pelos continentes, com lista de eventos.
Para ver imagens sobre a descoberta de um novo sistema solar em torno da estrela Úpsilon de Andrômeda, visite http://astron.berkeley.edu/gmarcy/upsandimages.html.
O endereço do Departamento de Astronomia da Universidade da Califórnia, em Berkeley (http://astron.berkeley.edu), é indicado para quem procura pesquisas sobre o espaço sideral. Há links de interesse para o público em geral e para profissionais.
Um labirinto de informações sobre o espaço sideral. Assim pode ser definido o site da Nasa (www.nasa.gov), a agência espacial norte-americana. Tem dezenas de seções, e o Multimedia Gallery traz bom recheio de arquivos de vídeo sobre a exploração do espaço. Em Audio Gallery, clique no link Nasa Television. Com o programa "Windows Media Player" instalado em sua máquina, o internauta poderá ver com qualidade sofrível imagens de satélite.
O site http://spaceflight.nasa.gov tem uma seção especial dedicada a imagens, vídeos e áudio sobre missões de exploração em planetas como Marte.
Outro endereço sobre astronomia é www.lynks.com/science.htm. Na seção Astronomy, clique em Online Star Map para ter acesso a um mapa de estrelas.
E quem tem o micro de mão PalmPilot pode pegar em www.aho.ch/pilotplanets o "Planetarium" e calcular a posição do Sol.



Confira mais endereços
Planets: http://zebu.uoregon.edu/galaxy.html
Smithsoniam: www.nasm.si.edu/nasm/museum/museum.htm
Astronomy&Space: http://www.amug.org/~jpaul/astro.html
Astronomy: www.en.com/users/cygnus/astron.htm




Texto Anterior: Apresentação lembra o "Windows 98"
Próximo Texto: Site traz banco de dados de planetários
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.