São Paulo, quarta, 15 de outubro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO 2000
Grandes fabricantes de micros apresentam soluções para suas máquinas; software atualiza sistema básico
Saiba como superar a ameaça ao seu PC

da Reportagem Local

Micros de grandes fabricantes internacionais, como Compaq e IBM, precisam ser atualizados para enfrentar o bug do milênio, dependendo do tipo de chip (cérebro do computador) que usam.
Essa atualização implica a troca do Bios, o sistema básico que inicia a operação do computador (leia abaixo). Um programa especial, que precisa ser instalado no micro, apaga o Bios e instala um novo, capaz de reconhecer os dígitos depois do ano de 1999.
A Compaq afirma que todas as máquinas fabricadas a partir de 7 de outubro de 97 já saem de fábrica com o selo de conformidade com o ano 2000 do NSTL, laboratório de teste de tecnologia da informação.
Segundo o diretor comercial da empresa, Carlos Salgado, muitos produtos anteriores também estão em conformidade. É preciso fazer um teste para verificar se o Bios segue os padrões para o ano 2000. Há informações na Internet (www.compaq.com/support/TechZone/solutions/sa1092c.html).
Cuidados na atualização
Já a IBM tem soluções diferentes para os micros de mesa e para os portáteis. Alguns modelos de mesa que usam chip anteriores ao Pentium de 75 MHz não estão protegidos; modelos de portáteis anteriores ao 486DX2 também poderão sofrer. A solução é trocar o Bios.
A IBM recomenda que essa atualização não seja feita por leigos.
Se houver queda de energia ou se o acionador de disquetes apresentar algum problema de leitura durante a gravação do novo Bios, seu micro pára. O dano é irreversível.
No caso de fabricantes que acabam de entrar no mercado brasileiro, como a Cybertech, todas as máquinas já saem de fábrica com o padrão para o ano 2000. (MZ).

Onde saber mais - Compaq, tel. (011) 5181-7866; IBM, tel. (011) 889-8986



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.