UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

TESTE USP

SiPix fica devendo zoom óptico, microfone e recursos avançados, mas combina alta resolução e preço acessível

Câmera tem boa relação custo-benefício

CAETANO TRAINA JUNIOR
CAMILO YAMAUCHI CAMPO

ESPECIAL PARA A FOLHA

Até recentemente, adquirir uma máquina fotográfica digital com boa resolução significava gastar mais de R$ 1.000. A SC-3300, da marca SiPix, traz como grande atrativo o preço. A câmera é vendida por R$ 779.
A SC-3300 possui resolução de 3,3 Mpixels (milhões de pontos), o que permite capturar imagens com detalhamento excepcional.
A câmera possui 16 Mbytes de memória interna para guardar as fotos. Essa capacidade pode ser expandida para até 128 Mbytes com a utilização de um cartão CompactFlash (que pode ser adquirido separadamente).

Qualidade
O usuário pode escolher a resolução de cada foto. Quanto maior a resolução, maior o tamanho do arquivo resultante. A memória interna de 16 Mbytes comporta até 96 fotos no modo econômico ou 24 fotos no modo fino ou nove fotos no modo superfino.
A SC-3300 tem o tamanho de uma câmera fotográfica tradicional e pesa cerca de 200 g. Como a maioria das câmeras digitais, ela possui um visor de cristal líquido (1,6 polegada) que permite ver as fotos depois de tirá-las.
A configuração é fácil: os menus e os ícones mostrados no visor são simples e claros.
Um ponto fraco da câmera é a ausência de zoom óptico. O zoom da SC-3300 é digital, o que reduz a qualidade das fotos. Ao tirar fotos com zoom no modo superfino, a câmera reduz sua resolução para o modo econômico, ou seja, o zoom nada mais é que um recorte de uma determinada área da foto de alta resolução.
O flash da máquina não possui ajuste de intensidade, causando algumas imperfeições nas fotos tiradas em ambientes escuros. Apesar disso, o flash pode ser programado para nunca disparar, para disparar sempre ou para disparar quando necessário (automático).
Também há um recurso para reduzir o efeito de "olhos vermelhos". Nos testes realizados, as imagens com baixa luminosidade não tiveram a mesma qualidade que as fotos tiradas em ambientes bem iluminados.
O usuário também pode selecionar várias opções de correção da cor branca e ajustar os níveis de exposição e de nitidez.
O modo de disparo contínuo é capaz de tirar quatro fotos seguidas em intervalos que variam de um segundo (em ambientes com pouca luz) a 0,03 segundo (em ambientes com muita luz).

Vídeo
A câmera também permite gravar vídeos em formato AVI e possui dois níveis de resolução. No modo fino, o vídeo possui 320x240 pontos. No modo básico, a resolução é de 160x120 pontos. Infelizmente, a câmera não possui microfone (não grava áudio).
Os vídeos são gravados com taxa de 15 quadros por segundo, a metade do padrão usado em televisão. Essa taxa pode ser um problema caso o usuário balance muito a câmera ou queira filmar objetos em movimento.

Alimentação
A SC-3300 vem com duas pilhas alcalinas do tipo AA. Como elas têm autonomia limitada, é recomendável adquirir pilhas recarregáveis. Nos testes realizados, as alcalinas comuns foram descarregadas rapidamente. Outro problema da câmera é que, ao trocar as pilhas, todas as configurações são perdidas (os ajustes voltam a ser os originais).

Software
A câmera é acompanhada por alguns softwares de tratamento de imagem e vídeo. Embora sejam simples, eles podem ser úteis para realizar algumas correções nas fotos e permitem adicionar efeitos interessantes.
O manual de instruções está em inglês e vem gravado em CD. Uma versão impressa seria melhor. O único manual impresso fornecido com a SC-3300 é um guia rápido para dúvidas básicas.
A transferência de vídeos e fotos para o computador é feita por meio do cabo USB (1.1) que acompanha o produto. Os softwares inclusos só funcionam com o sistema operacional Windows.

Conclusão
A SC-3300 é indicada para usuários que necessitam de fotos com qualidade a baixo custo. Ela pode ser utilizada em casa, em viagens ou em outras tarefas amadoras.
Como a câmera não possui microfone, a gravação de vídeo não é recomendada. A entrada para cartões de memória e a compatibilidade com pilhas AA são características convenientes. O preço é atraente -a câmera está entre as mais acessíveis do mercado.
Como a SC-3300 tem custo baixo, a ausência de zoom óptico e a falta de recursos avançados são perdoáveis. Para usuários profissionais ou que necessitem de mais recursos e mais qualidade, principalmente nos vídeos, é recomendado optar por modelos mais avançados. Para os usuários domésticos, trata-se de um produto bastante tentador.


Caetano Traina Júnior é professor do ICMC-USP e pesquisador na área de banco de dados. Camilo Yamauchi Campo é mestrando em ciências da computação pelo ICMC-USP.


Próximo Texto: Imagem digital
Fotos para grupos vão por celular

Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.