UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM DIGITAL

Fotos para grupos vão por celular

DA REPORTAGEM LOCAL

A Nokia Observation Camera tem o mecanismo de um celular embutido. Com tecnologia GSM, basta inserir o chip, ligar a câmera ao computador para fazer as configurações (elas também podem ser feitas via celular para mensagens curtas -SMS) e estabelecer até 20 usuários.
A câmera é ligada à tomada elétrica e envia imagens. Ela é sensível à temperatura e a movimentos. A configuração do aparelho não é muito complicada. É aconselhável desabilitar a senha do chip antes de inseri-lo na câmera. Com o programa instalado no micro (a partir da versão Windows 98), surge uma tela com quatro botões à esquerda.
Por esses ícones, o usuário define quem vai receber as mensagens, informando o nome e o número do celular -também há a opção de informar um endereço de e-mail para onde irão as mensagens-, o intervalo de tempo de cada imagem (resolução de até 640x480 pontos) e o intervalo de envio das mensagens.
Após concluir as definições, é preciso gravá-las no micro e depois escrevê-las -botão Write- para que as informações sejam passadas para a câmera.
Dessa forma, o equipamento se encarrega de registrar movimentos, temperatura e fotografar o ambiente. Se a estrutura da rede de GSM que oferece mensagens multimídia estiver funcionando, a mensagem com foto pode chegar em menos um minuto. Ainda sem preço, o produto é vendido na Centertap (www.centertap.com.br). (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Teste USP: Câmera tem boa relação custo-benefício
Próximo Texto: Ultraportátil gera imagens ruins
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.