UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micros ganham funções de áudio

DA REPORTAGEM LOCAL

A integração entre computador, televisão e aparelho de som é a tônica do DiGiMatrix, micro que foi desenvolvido pela Asus.
Embora meça apenas 29x5x28 cm -dimensões comparáveis às de um toca-DVDs, por exemplo-, o computador tem processador Pentium 4 de 2,4 GHz, oito entradas USB (do tipo 2.0, de alta velocidade), duas entradas FireWire e placa de rede sem fios (padrão Wi-Fi 802.11b).
Confirmando a vocação para o entretenimento, o DiGiMatrix tem um controle de volume externo e saída para televisor e toca músicas e CDs mesmo que o Windows não esteja carregado.
Segundo o fabricante, o micro é silencioso -produz apenas 30 decibéis de ruído, contra os 50 decibéis gerados por PCs comuns. A máquina, que ainda não chegou ao Brasil, é vendida sem disco rígido (o preço não foi divulgado).
Outro micro voltado à música digital é o SLiX (www.slixpc.com), vendido no exterior pela fabricante de placas de som Creative. O SLiX é um pouco maior (mede 20x30x18,5 cm), mas tem placa de som Audigy 2 -ela oferece seis canais de áudio e decodifica gravações feitas no formato DVD Audio, de altíssima resolução sonora. O SLiX é vendido desmontado (vem sem processador, disco rígido e drive de CD).
Seguindo a ênfase na música digital, a nVidia, líder do mercado de placas de vídeo, anunciou sua intenção de lançar uma nova placa de som. (BG)


Texto Anterior: Música digital: Criadores do KaZaA propõem cobrar taxas
Próximo Texto: Sistema anticópia de CDs é burlado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.