UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja as canções mais vendidas pela internet

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Desde o começo do mês, a Nielsen/NetRatings (www.nielsen-netratings.com), empresa especializada em análises e medidas de audiência na internet, começou a realizar um ranking das músicas mais vendidas por lojas on-line nos EUA e Canadá.
Três listas de resultados já foram divulgadas e podem ser conferidas em www.canoe.ca/JamMusicCharts/home2.html.
Segundo a lista do último domingo -dia da semana em que os rankings devem ser publicados-, a música mais comprada pelos internautas foi "Bridge Over Trouble", de Clay Aiken. A canção está no topo do ranking há três semanas, desde a divulgação da primeira listagem.
Entre os dez primeiros lugares, há poucos nomes famosos no Brasil, como Christina Aguilera, Jennifer Lopez e Radiohead. Os demais não são muito conhecidos por aqui. É o caso de Ruben Studdard, Evanescence e Busta Rhymes.
No Canadá, o álbum mais vendido é "Dutty Rock", do cantor Sean Paul. O ranking traz informações tradicionais de outras relações de vendas de discos: além da posição atual, aparecem as posições da semana anterior e o período em que o CD aparece entre os mais vendidos.
Ainda na relação dos álbuns Top 10, há o "St. Anger", do Metallica, e a trilha sonora do filme recém-lançado no Brasil "As Panteras Detonando".
Entre as músicas cujos compositores deixam que suas canções sejam baixadas gratuitamente pela internet, a campeã, segundo o site MP3 (www.mp3.com), é "Digital", de um grupo britânico chamado Matrix. Apesar do sucesso da banda entre os internautas, seu histórico conta que os integrantes apenas gostam de fazer música e nada mais.(FB)


Texto Anterior: Para consertar arquivos
Próximo Texto: Internet: Cresce oferta pública de acesso sem fio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.