São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

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Enciclopédias, documentos históricos e textos científicos estão à disposição na internet; portais disputam privilégio de digitalizar a literatura mundial

Páginas do saber

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O conteúdo da rede, que já aglutina boa parte do conhecimento humano, está sendo largamente incrementado com o acesso a catálogos on-line de acervos de bibliotecas e a livros digitalizados.
Estes últimos se tornaram o pivô da nova guerra entre os portais buscadores Google, Yahoo! e MSN, que se enfrentam no desenvolvimento de bibliotecas virtuais de proporções gigantescas.
Não é à toa: no Brasil, por exemplo, os livros ocuparam, em outubro, o topo do ranking dos produtos mais vendidos pela internet pela primeira vez em cinco anos.
A Amazon, uma das maiores e mais antigas livrarias on-line do mundo, anunciou, na semana passada, que passará a vender partes de livros digitalizados e também acesso on-line a versões digitais dos livros adquiridos.
A leitura pela internet também se populariza entre os jornais, cuja circulação da edição impressa vem registrando queda em todo o mundo. Em dois meses de existência, o serviço de assinatura on-line do "New York Times", que oferece colunas e conteúdo especial, bateu a marca de 135 mil leitores -o líder ainda é o "Wall Street Journal", com 764 mil assinantes virtuais.
Na contramão, a enciclopédia Wikipedia divulgou planos de lançar edições impressa e em CD-ROM do conteúdo de seu site, cuja soma das versões em diferentes idiomas já ultrapassa 2 milhões de artigos, publicados de forma colaborativa pelos internautas.
A mesma proposta norteará o site Squidoo, que pretende aglutinar textos de especialistas e deve entrar no ar neste ano.
Quando o conteúdo não pode ser acessado pela rede, muitas vezes é possível fazer pesquisas on-line nos acervos de grandes bibliotecas. O site da Biblioteca Nacional oferece consulta a cerca de 8,5 milhões de itens.


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