São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÁGINAS DO SABER

Revistas científicas, teses acadêmicas e ranking de livros digitais compõem conteúdo literário on-line

Rede tem variedade de edições virtuais

DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de puxar um livro da prateleira, você pode "puxá-lo" pela internet. Diversos sites oferecem download de obras digitais sobre os mais variados assuntos -muitas delas, gratuitas.
No site www.virtualbooks.com.br, há livros digitais grátis em português, em inglês e em outras quatro línguas. "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Júlio Verne, "Os Lusíadas", de Camões, e até um título, digamos, metalingüístico, "Construindo uma Biblioteca Digital", de Ednei Procópio, estão entre as opções.
Som, imagem, texto e vídeo de diversas nacionalidades podem ser baixados em www.dominiopublico.gov.br, site do Ministério da Educação e que comemora um ano de existência.
Periódicos científicos da América Latina, do Caribe, de Portugal e da Espanha estão em www.latindex.unam.mx, iniciativa da organização Latindex, presidida pela vencedora do Nobel da Paz Ana María Cetto.
Links para outras revistas eletrônicas acadêmicas ou relacionadas à pesquisa podem ser encontrados em www.unisanta.br/biblioteca/revistas.html, no qual os títulos são divididos pelas áreas de ciências biológicas, exatas e humanas. Outro site de referência para pesquisa é o da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (www.bibvirt.futuro.usp.br). Teses, vídeos informativos, sons e imagens integram o acervo, que também oferece download gratuito de livros, em versões para desktop e para micros de mão.
Ainda no âmbito acadêmico, www.bartleby.com, em inglês, traz as coleções "Clássicos de Harvard" e "Oxford Shakespeare", além de títulos didáticos sobre a língua inglesa. Em www.capes.gov.br, página da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, o canal Banco de teses permite buscar por dissertações defendidas a partir de 1987.
A biblioteca do Congresso norte-americano (www.loc.gov) também dispõe de versão on-line, pela qual o internauta pode assistir a exposições virtuais, além de acessar conteúdo multimídia. Outras 18 mil bibliotecas compõem o catálogo do www.libdex.com, no qual há dezenas de endereços virtuais para cada nacionalidade. Exclusivo para a criançada, mas com apenas dois livros em português, a International Children's Digital Library (www.icdlbooks.org) traz publicações digitais ilustradas.
A Microsoft também dispõe de títulos gratuitos. Em www.microsoft.com/reader, há um canal de livros grátis, além de uma extensa lista de obras liberadas mediante pagamento e de softwares para leitura, como o Reader.

Best-sellers
Informações e discussões sobre e-books estão no site da International Digital Publishing Forum (www.idpf.org), que debate parâmetros para bibliotecas digitais.
A página traz uma lista dos best-sellers da rede. Na semana passada, "The Colorado Kid", do escritor americano de suspense Stephen King, encabeçava o ranking.
King foi um dos primeiros a lançar um livro em etapas pela rede. A estréia de "Riding the Bullet", em 2000, teve 500 mil cópias vendidas em 48 horas, mas o ritmo caiu nos trechos subseqüentes.
Poesias, contos e romances compõem o acervo on-line de www.hotbook.com.br/publico.htm. Nele, autores como Machado de Assis -que tem seus manuscritos digitalizados em www.machadodeassis.org.br- se misturam a escritores menos conhecidos, que têm na internet uma aliada para popularizar as suas obras. (MB)


Texto Anterior: Páginas do saber
Próximo Texto: Editoras discutem a digitalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.