São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antivírus promete suporte 24 horas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo antes de ser lançado no Brasil, o pacote de segurança Kaspersky Security Suite 1.1 (R$ 199, em www.esyworld.com.br) já chamou a atenção. No mês passado, foi descoberta uma falha de programação que usava o antivírus como porta de entrada para invasores.
Essa brecha já foi corrigida, mas é preciso instalar um módulo de atualização que tem cerca de 50 Mbytes. Esse procedimento é um ponto negativo para aqueles que acessam a internet com conexão de linha discada.
Isso porque um dos principais atrativos do Kaspersky Anti-Virus é a rapidez no download de suas atualizações, que têm, em média, 300 Kbytes.
A simplicidade da suíte é um destaque do pacote, que inclui também programa para filtragem de dados (Anti-Hacker) e um filtro contra mensagens não solicitadas (Anti-Spam). A aparência do antivírus é bastante limpa e torna o uso do soft simples mesmo para iniciantes.
Para as atualizações, são usadas as configurações-padrão da máquina, que não precisam ser alteradas manualmente. Já o filtro contra spam trabalha de forma combinada com o Outlook.
Toda essa simplicidade, porém, não está presente nas opções de uso do firewall. O programa precisa ser configurado manualmente de acordo com os programas instalados na máquina. Quem usa o Firefox, por exemplo, precisa ir até o Kaspersky Anti-Hacker e incluir o navegador na lista Application Rules. Do contrário, o soft pára de acessar páginas sem exibir nenhum aviso. Até o firewall embutido no Windows XP é mais sofisticado: ele pergunta se um soft deve ou não acessar a rede.
Outros antivírus gratuitos, como o AVG Free Edition (free.grisoft.com) e o Avast Home Edition (www.avast.com/eng/down_home.html), oferecem praticamente as mesmas ferramentas do Kaspersky, com exceção do firewall. Em relação à concorrência, o ponto forte do pacote é a promessa de suporte técnico gratuito 24 horas.
Quem deseja testar o Kaspersky Security Suite 1.1 pode baixar uma versão para teste por 30 dias na seção de downloads do site www.kaspersky.com. (JB)


Texto Anterior: Segurança: Vírus usa falha de CD da Sony BMG
Próximo Texto: Roubo de identidade digital cresce nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.