São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

PCs sofrem metamorfose para usar Vista

FATOR FORMA Micros apelam para aparência sofisticada, telas sensíveis, controles remotos e saídas para home theater

DO ENVIADO ESPECIAL

A influência do Windows Vista no mundo dos PCs vai muito além da necessidade de os usuários comprarem mais memória para fugir da lentidão.
A chegada do novo sistema é acompanhada pela oportunidade de as fabricantes ousarem mais na criação dos seus produtos. O Vista pode ser controlado por uma tela sensível ao toque, tem uma central de gravação multimídia e conversa com redes sem fio, com aparelhos Bluetooth, com o videogame Xbox 360 e com portáteis. Mais do que isso, o sistema tem vocação para centralizar conteúdo e fazer com que os PCs substituam outros aparelhos.
Bill Gates foi até a CES para provar isso e destacou a chegada de micros que fogem do tradicional design quadrado com cores neutras ou escuras.
Outro fator importante para a evolução dos computadores é a chegada dos chips de quatro núcleos, que permitirá que tarefas como a edição de vídeo e a simulação de vários sistemas operacionais ao mesmo tempo sejam facilitadas.
Nessa linha, a Intel anunciou o Core 2 Quad Q6600, que tem um quarteto de processadores de 2,4 GHz e vai equipar máquinas para uso doméstico. De acordo com informativo da fabricante, o Core 2 Quad pode ser até 80% mais rápido do que o Core 2 Extreme, chip de núcleo duplo que está entre os mais avançados da atualidade.
Um dos primeiros PCs a usar o núcleo quádruplo foi mostrado na CES e deixou os gamemaníacos babando. Trata-se do XPS 710 H2C, da Dell, que tem um sistema de refrigeração líquida e custa US$ 5.499.

Na cozinha
Em vez de um telão com games e modelos de biquíni, a HP usou como cenário uma cozinha e uma mulher de avental para mostrar o TouchSmart PC. O micro tem aparência diferenciada: o monitor, o gabinete e os drives são empilhados e dão à máquina uma aparência de eletrodoméstico do futuro.
As funções do TouchSmart são avançadas e vão além dos sonhos de qualquer dona de casa. O micro tem processador dual core AMD Turion 64 X2, 2 Gbytes de memória, disco rígido de 320 Gbytes, placa de vídeo Nvidia GeForce Go 7600 e controle remoto. Tudo isso é comandado por uma tela de 19 polegadas sensível ao toque.
O micro sintoniza e grava TV, tem alto-falantes para tocar músicas e serve como um auxiliar para quem busca receitas ou quer planejar as atividades dos seus filhos.

Na sala
Os PCs com funções de centro multimídia estão entre os maiores beneficiados com a chegada do Vista, que trará, nas suas versões mais caras, o Windows Media Center integrado.
Para aproveitar as facilidades desse software, que grava e sintoniza canais de TV e organiza a execução de filmes e de músicas, os PCs passaram por uma reforma no visual. A nova linha Vaio, da Sony, é a maior prova disso. Os novos PCs trazem uma aparência que não lembra em nada as torres dos desktops.
O Vaio VGX-TP1, por exemplo, é todo branco, tem formato redondo e vem equipado com saída HDMI para exibir conteúdo em TVs de última geração. Os novos micros da linha recebem comandos por meio de controles remotos e de miniteclados sem fio e suas placas multimídia são compatíveis com home theaters.

Em qualquer lugar
Notebooks supercompactos também se beneficiam da integração do Vista com as telas sensíveis. Em Las Vegas, destacaram-se o Toshiba Portege R400 e o Samsung Q1P SSD.
O primeiro é um notebook com aparência tradicional, que usa a sua tela giratória de 12 polegadas para se transformar em uma espécie de micro de mão.
Já o Ultra Mobile PC, da Samsung, é parecido com um minigame, mas usa o Vista para melhorar a sua interação com programas especiais de edição e de exibição de conteúdo multimídia. A maior novidade trazida pelo Samsung Q1P SSD, porém, é usar uma memória flash de 32 Gbytes no lugar de um disco rígido -o que torna o carregamento do Windows e dos programas instalados muito mais veloz. (JB)















Texto Anterior: Sem limites: Gravador de TV é guiado por celular
Próximo Texto: Novas filmadoras são baratas e potentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.