São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas filmadoras são baratas e potentes

DO ENVIADO ESPECIAL

Estrelas de outrora, as câmeras digitais tiveram um papel de coadjuvante na CES de 2007. Depois de acabada a corrida pelos megapixels e pelo zoom mais potente, as fabricantes não apresentaram grandes novidades na área das máquinas fotográficas, e isso deu espaço para o despertar de uma nova geração de filmadoras portáteis de alta definição.
Nos estandes da Canon, da Sony e da Sanyo, entre outros, filmadoras um pouco maiores do que as câmeras fotográficas exibiam uma lista de qualidades para satisfazer qualquer cineasta amador.
Além dos preços baixos, os novos modelos trazem atrativos como a maior capacidade de armazenamento, a captura de imagens em alta definição e a habilidade de filmar e de tirar fotos ao mesmo tempo.
A adoção de discos rígidos em miniatura e dos DVDs dual layer (dupla camada) como mídias para gravação deu mais fôlego às filmadoras. Um DVD-DL tem cerca de 8 Gbytes e os discos passam dos 60 Gbytes. Cada 5 Gbytes são suficientes para armazenar um filme completo com qualidade de DVD, mas a Hitachi foi além e anunciou que, até o final do ano, lançará uma filmadora que grava vídeos diretamente em discos Blu-ray, capazes de armazenar até 50 Gbytes. Outra atração das novas câmeras é o padrão xvYCC (Extended YCC Colorimetry), que promete cores mais vibrantes para a reprodução das imagens nos televisores mais modernos.

Pechincha
As filmadoras que usam as fitas MiniDV estão mais baratas do que nunca. Como essa tecnologia deve ser aposentada nos próximos anos, as fabricantes já começaram a baixar seus preços e deixam as câmeras no patamar de preço dos tocadores de MP3 e das máquinas fotográficas digitais.
Modelos com MiniDV da Sony e da JVC custam a partir de US$ 250, valor equivalente ao de um iPod básico. (JB)





Texto Anterior: Reportagem de capa: PCs sofrem metamorfose para usar Vista
Próximo Texto: Lançamentos para micros fazem frente aos consoles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.