São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

ESPELHO, ESPELHO MEU

Internet oferece questionários para comparar perfil de consulente com o de celebridades

Teste on-line diz revelar personalidade

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem sou eu, de onde venho, para onde vou? Às perguntas básicas da estrada do autoconhecimento, a internet oferece respostas as mais diversas. O internauta pode se avaliar comparando-se a personagens do cinema, figuras históricas ou raças de cães, numa infinidade de testes de personalidade. Alguns apresentam verniz científico, mas, de maneira geral, são pura diversão.
O comparativo animal está em web.tickle.com/dog/index.jsp -é preciso fazer um cadastro gratuito antes de começar. Em sites como o Quizilla (quizilla.com/popular.html), você encontra uma lista com os testes mais votados pelos internautas. Você poderá descobrir desde qual é a cor que melhor representa sua personalidade até qual tipo de namorado ou pai você tem sido.
O cadastro é gratuito e os usuários podem criar seus próprios questionários em qualquer idioma, mas as instruções estão em inglês. Já o portal Queendom.com (www.queendom.com) traz uma abordagem mais séria e oferece, também gratuitamente, testes e jogos para avaliar seus relacionamentos, saúde e raciocínio.
Quem deseja avaliar seus conhecimentos de história, gramática e informática deve visitar a seção de testes do Vestibuol (www1.uol.com.br/vestibuol/testes). Se você quer apenas se divertir, vá à página soumongol.blogspot. com e confira a lista que traz mais de 40 testes sobre os temas mais bizarros, como "Que cantor brega você ama?" e "Que parte do computador você é?".
Para garotas que sentem saudades dos antigos cadernos de perguntas, a saída é o iGirl (igirl.ig.com.br/testes/variados). Há provas sobre temas femininos e questões sobre namoro.
Alguns sites, no final das provas, mostram um código que permite que os resultados sejam exibidos na sua página pessoal. Para quem tem um blog, basta recortar e colar esse código na mensagem.
A brincadeira dos testes, impulsionada pelas redes sociais, está rendendo milhões de dólares nos EUA. Site líder na preferência dos norte-americanos que procuram parceiros pela internet, o Match.com (www.match.com), que é propriedade da InterActiveCorp's, divulgou ter mais de 974 mil associados pagantes. O portal apresentou o seu próprio teste de personalidade para ajudar seus usuários a diminuir o crescente banco de dados de solteiros. Em segundo lugar vem o Yahoo Personals (personals.yahoo.com). Em terceiro, o Tickle.com.
Com mensalidades de aproximadamente US$ 20, essas páginas permitem que o usuário crie um perfil público com seus dados, preferências e antipatias. Uma equipe de psicólogos desenvolve os testes que, então, são reescritos pelo departamento de marketing para que tenham um maior apelo popular. Os resultados das provas são todos positivos.
Courtney Johnson, chefe de desenvolvimento de testes da Tickle, diz que a validação de seus testes compara as respostas às questões apresentadas com aquelas dadas às questões tiradas de testes publicados. Só depois que as perguntas da Tickle produzem resultados fortemente correlacionados com os resultados dos testes mais reconhecidos, a empresa lança o seu próprio teste.
O site de relacionamentos Eharmony (www.eharmony.com), que cobra uma taxa de US$ 50 no primeiro mês, diz ter 3 milhões de assinantes e oferece uma pesquisa de 480 perguntas.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Redes sociais auxiliam busca de emprego
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.