|
Próximo Texto | Índice
ESPELHO, ESPELHO MEU
Internet oferece questionários para comparar perfil de consulente com o de celebridades
Teste on-line diz revelar personalidade
JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Quem sou eu, de onde venho,
para onde vou? Às perguntas básicas da estrada do autoconhecimento, a internet oferece respostas as mais diversas. O internauta
pode se avaliar comparando-se a
personagens do cinema, figuras
históricas ou raças de cães, numa
infinidade de testes de personalidade. Alguns apresentam verniz
científico, mas, de maneira geral,
são pura diversão.
O comparativo animal está em
web.tickle.com/dog/index.jsp
-é preciso fazer um cadastro
gratuito antes de começar. Em sites como o Quizilla
(quizilla.com/popular.html), você encontra uma lista com os testes mais
votados pelos internautas. Você
poderá descobrir desde qual é a
cor que melhor representa sua
personalidade até qual tipo de namorado ou pai você tem sido.
O cadastro é gratuito e os usuários podem criar seus próprios
questionários em qualquer idioma, mas as instruções estão em
inglês. Já o portal Queendom.com
(www.queendom.com) traz uma
abordagem mais séria e oferece,
também gratuitamente, testes e
jogos para avaliar seus relacionamentos, saúde e raciocínio.
Quem deseja avaliar seus conhecimentos de história, gramática e informática deve visitar a seção de testes do Vestibuol
(www1.uol.com.br/vestibuol/testes). Se
você quer apenas se divertir, vá à
página soumongol.blogspot.
com e confira a lista que traz mais
de 40 testes sobre os temas mais
bizarros, como "Que cantor brega
você ama?" e "Que parte do computador você é?".
Para garotas que sentem saudades dos antigos cadernos de perguntas, a saída é o iGirl (igirl.ig.com.br/testes/variados). Há provas sobre temas femininos e questões sobre namoro.
Alguns sites, no final das provas,
mostram um código que permite
que os resultados sejam exibidos
na sua página pessoal. Para quem
tem um blog, basta recortar e colar esse código na mensagem.
A brincadeira dos testes, impulsionada pelas redes sociais, está rendendo milhões de dólares nos EUA. Site líder na preferência dos norte-americanos que procuram parceiros pela internet, o Match.com
(www.match.com), que é propriedade da InterActiveCorp's,
divulgou ter mais de 974 mil associados pagantes. O portal apresentou o seu próprio teste de personalidade para ajudar seus usuários a diminuir o crescente banco
de dados de solteiros. Em segundo lugar vem o Yahoo Personals
(personals.yahoo.com). Em terceiro, o Tickle.com.
Com mensalidades de aproximadamente US$ 20, essas páginas
permitem que o usuário crie um
perfil público com seus dados,
preferências e antipatias. Uma
equipe de psicólogos desenvolve
os testes que, então, são reescritos
pelo departamento de marketing
para que tenham um maior apelo
popular. Os resultados das provas
são todos positivos.
Courtney Johnson, chefe de desenvolvimento de testes da Tickle,
diz que a validação de seus testes
compara as respostas às questões
apresentadas com aquelas dadas
às questões tiradas de testes publicados. Só depois que as perguntas
da Tickle produzem resultados
fortemente correlacionados com
os resultados dos testes mais reconhecidos, a empresa lança o seu
próprio teste.
O site de relacionamentos Eharmony (www.eharmony.com),
que cobra uma taxa de US$ 50 no
primeiro mês, diz ter 3 milhões de
assinantes e oferece uma pesquisa
de 480 perguntas.
Com agências internacionais
Próximo Texto: Redes sociais auxiliam busca de emprego Índice
|