São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes sociais auxiliam busca de emprego

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cruzar os resultados dos testes de personalidade dos usuários de acordo com seus interesses específicos (encontrar um parceiro, por exemplo) foi só o começo. Agora, sites combinam os testes com as redes sociais para conectar os que buscam e oferecem produtos e vagas de empregos.
Nas redes sociais, os cadastrados convidam amigos, que chamam outros amigos, e criam uma rede particular de indivíduos com interesses semelhantes. A idéia principal é unir todos pela teoria de seis graus de separação, que diz que um pessoa pode conhecer outra usando não mais que seis amigos. Por exemplo: seu pai conhece um deputado, que conhece um senador, que conhece o presidente. Logo você está separado do presidente por quatro graus.
Dessa forma, fica mais fácil encontrar pessoas parecidas com você. Por isso essas redes têm recebido o nome de "network of trusted friends" (algo como redes de amigos confiáveis), o que ajuda a diversificar sua utilidade. Até então, a maioria dos sites usava as informações para formar casais ou arranjar encontros. Hoje as redes reúnem grupos de profissionais e empresas buscando e oferecendo vagas no mercado de trabalho, como os sites Ecademy (www.ecademy.com) e Linked In (www.linkedin.com). Após realizar uma pesquisa no Linked In, a reportagem encontrou mais de 300 brasileiros cadastrados.
Para fazer contatos profissionais, existem outras opções, como o Ryze (www.ryze.com) e o Everyone's Connected (www.everyonesconnected.com), especializados em várias áreas.
Empresas de grande porte também estão se aventurando no ramo das redes sociais.
Especula-se que a Google, proprietária do buscador mais famoso da internet, ofereceu US$ 30 milhões pelo Friendster, que negou a proposta. Meses depois, a Google lançou o Orkut (www.orkut.com), que está em fase de testes, mas promete ser uma das principais opções de rede social. Por enquanto só é possível entrar no Orkut por convite enviado por um usuário já cadastrado.
A empresa dona do programa para troca de mensagens instantâneas ICQ também entrou na onda e lançou uma versão de testes do ICQ Universe (universe.icq.com). Basta usar o mesmo número de registro (UIN) do comunicador original. Porém é preciso o convite de um usuário já cadastrado para entrar na rede.
Entrar no ICQ Universe é mais fácil. Além da caprichada tela de apresentação, o site oficial tem área para interação entre usuários novos e recrutadores, em que os novatos podem conhecer outras pessoas e pedir convites. (JB)


Texto Anterior: Espelho, espelho meu: Teste on-line diz revelar personalidade
Próximo Texto: Empresa lucra com questionários na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.