São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

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Empresa lucra com questionários na rede

SAUL HANSELL
DO "NEW YORK TIMES"

Como outros membros da turma de 1999 da Harvard Business School, James Currier tinha a intenção de iniciar um negócio na internet. A inspiração veio quando ele fez um teste de Myers-Briggs -uma prova de múltipla escolha usada por empresas para avaliar a personalidade e o espírito de liderança de um candidato a vaga de emprego.
"Fizemos o teste em dois minutos e falamos sobre ele durante duas semanas. Era algo que eu imaginei que poderíamos fazer on-line", diz Currier.
O site que ele fundou depois de sua formatura, o eMode.com, foi construído em torno de testes de personalidade e, por meio da propaganda boca-a-boca, sobreviveu ao colapso da bolha das empresas ponto.com. Atualmente, a empresa, que agora se chama Tickle, cresce e é lucrativa.
A Tickle ainda reflete amplamente a visão inicial de Currier, que diz que tentou manter o site equilibrado entre ciência, entretenimento e puro interesse comercial. Usando a internet, os testes de personalidade podem se tornar mais pessoais e mais sociais porque as pessoas podem enviar para as outras os resultados de seu teste por e-mail.
Hoje, a Tickle oferece uma variedade de testes sobre personalidade, carreiras e sexo. Alguns são concebidos segundo medidas padronizadas, como o teste de QI, o teste de Myers-Briggs ou mesmo o teste da mancha de tinta de Rorschach. Outros servem apenas para divertir, como um jogo de perguntas e respostas para dizer de que raça de cachorro você seria ou qual deveria ser tema musical de sua vida. Ambos são para usuários cadastrados no endereço www.tickle.com.
No ano passado, a empresa acrescentou um serviço de encontros e, neste ano, criou uma rede social para fazer amigos. Os dois serviços cobram taxas e se diferenciam dos seus concorrentes por utilizarem testes de personalidade para conectar pessoas que pensam de uma forma semelhante. Currier afirmou que ainda neste ano pretende entrar em mercados como procura de empregos e anúncios classificados.
A ComScore Media Metrix estima que o site teve 14,3 milhões de visitantes em dezembro passado, contra 5,6 milhões em 2002. Segundo os cálculos da Tickle, 50 milhões de pessoas fizeram pelo menos um de seus testes desde que o site foi lançado. Desse total, 18 milhões de pessoas responderam aos questionários nos últimos quatro meses.


Tradução de Angela Caracik


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