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Empresa lucra com questionários na rede
SAUL HANSELL
DO "NEW YORK TIMES"
Como outros membros da turma de 1999 da Harvard Business
School, James Currier tinha a intenção de iniciar um negócio na
internet. A inspiração veio quando ele fez um teste de Myers-Briggs -uma prova de múltipla
escolha usada por empresas para
avaliar a personalidade e o espírito de liderança de um candidato a
vaga de emprego.
"Fizemos o teste em dois minutos e falamos sobre ele durante
duas semanas. Era algo que eu
imaginei que poderíamos fazer
on-line", diz Currier.
O site que ele fundou depois de
sua formatura, o eMode.com, foi
construído em torno de testes de
personalidade e, por meio da propaganda boca-a-boca, sobreviveu
ao colapso da bolha das empresas
ponto.com. Atualmente, a empresa, que agora se chama Tickle,
cresce e é lucrativa.
A Tickle ainda reflete amplamente a visão inicial de Currier,
que diz que tentou manter o site
equilibrado entre ciência, entretenimento e puro interesse comercial. Usando a internet, os testes
de personalidade podem se tornar mais pessoais e mais sociais
porque as pessoas podem enviar
para as outras os resultados de seu
teste por e-mail.
Hoje, a Tickle oferece uma variedade de testes sobre personalidade, carreiras e sexo. Alguns são
concebidos segundo medidas padronizadas, como o teste de QI, o
teste de Myers-Briggs ou mesmo
o teste da mancha de tinta de
Rorschach. Outros servem apenas para divertir, como um jogo
de perguntas e respostas para dizer de que raça de cachorro você
seria ou qual deveria ser tema
musical de sua vida. Ambos são
para usuários cadastrados no endereço www.tickle.com.
No ano passado, a empresa
acrescentou um serviço de encontros e, neste ano, criou uma rede
social para fazer amigos. Os dois
serviços cobram taxas e se diferenciam dos seus concorrentes
por utilizarem testes de personalidade para conectar pessoas que
pensam de uma forma semelhante. Currier afirmou que ainda neste ano pretende entrar em mercados como procura de empregos e
anúncios classificados.
A ComScore Media Metrix estima que o site teve 14,3 milhões de
visitantes em dezembro passado,
contra 5,6 milhões em 2002. Segundo os cálculos da Tickle, 50
milhões de pessoas fizeram pelo
menos um de seus testes desde
que o site foi lançado. Desse total,
18 milhões de pessoas responderam aos questionários nos últimos quatro meses.
Tradução de Angela Caracik
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