São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERRAMOS (30/5/2005): Diferentemente do informado no texto "Impressora Z705 opera com seis cores de tinta" (17/3/2004), a Lexmark Z705 não é fornecida com um cartucho fotográfico.

TESTE USP

Impressora Lexmark é fácil de instalar e tem software para compartilhar imagens via rede

Z705 opera com seis cores de tinta

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ROGÉRIO EDUARDO GARCIA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Teste USP avaliou a impressora Lexmark Z705. Além dos cartuchos de tinta necessários para a operação normal da máquina, o usuário recebe um cartucho especial para a impressão de fotos e softwares que fazem configuração da impressão de fotografias e organização e compartilhamento de imagens com outros usuários.
Outro recurso é o ajuste automático de distribuição de tinta de acordo com o tipo de papel selecionado. É possível imprimir em frente e verso, mas é preciso virar manualmente o papel.
A resolução máxima alcançada pela Lexmark Z705 é 4.800x1.200 pontos por polegada (na sigla em inglês, dpi) para impressão em cores. A máquina trabalha com seis cores de tinta quando o cartucho fotográfico é usado. Para impressões em preto, a resolução máxima é 2.400x1.200 dpi.

Instalação
Os testes foram realizados em um computador com o sistema operacional Windows XP. O processo de instalação é muito simples: após inserir o CD de instalação, o processo é automaticamente iniciado. Nesse ponto, podem-se obter informações sobre o produto em um guia eletrônico (formato PDF) em português.
No processo de instalação, são instalados, além do driver (programa adaptador), os softs de configuração (Centro de Soluções da Lexmark Z700-P700 Series) e de impressão de fotos (Centro de Fotografias da Lexmark). Não é preciso reiniciar o PC.
As instruções para a instalação são apresentadas em um encarte que acompanha o produto.
Após a instalação, foi selecionada a opção de alinhamento automático dos cartuchos, o que é recomendado pelo fabricante.
Esse alinhamento, que também pode ser realizado manualmente, tem o objetivo de melhorar a qualidade de impressão, evitando o aparecimento de manchas ou contornos indefinidos.

Características
A impressora Lexmark Z705 é consideravelmente leve (2,59 kg). Suas dimensões máximas (estendidas as bandejas de entrada e saída) são: 43,9 cm de largura, 28,6 cm de altura e 37,5 cm de profundidade. Esse tamanho é aceitável, mas há máquinas mais compactas. O design acompanha as tendências do mercado, inclusive nas cores (cinza e preto).
O manual impresso que acompanha a impressora está em inglês. A versão em português só está disponível eletronicamente (PDF). Isso não dificulta a configuração do aparelho, pois os principais passos para a instalação são ilustrados em um encarte. De toda forma, a qualidade do material impresso poderia ser melhor.
Ao iniciar uma impressão, uma janela de acompanhamento é apresentada -ela indica o andamento do trabalho. Nessa mesma janela, são apresentados os níveis de tinta dos cartuchos instalados, o que é um recurso interessante para o acompanhamento dos mesmos.
A instalação dos cartuchos é bastante simples, sendo detectada automaticamente pelo software de configuração, que requisita o alinhamento quando há cartuchos novos.
São oferecidas diversas opções de impressão, como banner, pôster, fotografias, transfers etc. Além disso, o software de impressão pode ser configurado para ajustar automaticamente a qualidade de impressão de acordo com o tipo de papel selecionado pelo usuário.


Texto Anterior: Lixo virtual: Provedores processam spammers nos EUA
Próximo Texto: Impressão fica devendo qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.