São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressão fica devendo qualidade

ESPECIAL PARA A FOLHA

A velocidade de impressão indicada pelo fabricante é de até 17 páginas por minuto (em preto, no modo Rascunho), mas essa marca não foi alcançada nos testes realizados: a Lexmark Z705 gerou menos de dez páginas por minuto. Utilizou-se um texto com aproximadamente 20 linhas e espaçamento 1,5, que foi impresso em papel do tamanho A4.
A qualidade de impressão da Lexmark Z705 deixa a desejar. A qualidade obtida em papel comum mostrou ser inferior à obtida com impressoras similares.
Nos testes realizados com impressão de fotos, aconteceu a mesma coisa. A qualidade de impressão da Lexmark Z705 se mostrou inferior quando as fotos geradas por ela foram comparadas às produzidas com um cartucho comum (não fotográfico) em uma impressora similar.
A definição gráfica da Lexmark Z705 é apenas razoável -é possível ver, de maneira nítida, os pontos que formam a imagem, o que não é bom.
Além disso, algumas cores não correspondem a suas tonalidades reais. Por exemplo: a cor vermelha tende à cor magenta. Também é possível ver trechos serrilhados no contorno de alguns caracteres .
Outro problema observado é que, na impressão fotográfica, o mecanismo puxador de papel prejudica a impressão, deixando linhas pontilhadas na foto. Essas linhas são bem tênues, mas podem ser percebidas por um observador detalhista.
A impressora testada apresenta preço sugerido pelo fabricante de R$ 379. Além do preço e da qualidade de impressão, outro ponto muito importante que o consumidor deve ponderar é o custo dos cartuchos de reposição, uma vez que, em alguns casos, sua soma se aproxima do preço do equipamento. Segundo levantamento realizado em lojas on-line, os cartuchos da Lexmark Z705 são mais caros do que os utilizados em algumas impressoras concorrentes.


Odemir Martinez Bruno é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial, bioinformática e computação paralela. Rogério Eduardo Garcia é doutorando em ciência da computação pelo ICMC-USP. Mário Augusto Pazoti é mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Teste USP: Z705 opera com seis cores de tinta
Próximo Texto: Canal aberto: Siga dicas para ver imagens no computador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.