São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo mais refinado se populariza nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos Estados Unidos, os gravadores de vídeo digital -PVRs- são vendidos há vários anos. O mais popular deles, que se chama TiVo (www.tivo.com) e está disponível em versões produzidas por diversos fabricantes, superou a marca de 1 milhão de usuários no ano passado. Algumas operadoras de TV por assinatura, como a DirecTV, também distribuem sintonizadores que trazem embutidos os recursos do TiVo.
Além de pausar transmissões ao vivo e permitir que o usuário veja replays instantâneos das cenas que desejar, o TiVo tem um guia de programação eletrônico (EPG) que ajuda a gravar programas da TV. Além de ser simples -não é preciso digitar os horários dos programas, basta clicar neles para gravá-los-, o guia, que cobre os principais canais dos EUA e é atualizado via internet (o TiVo tem conexão com a rede), oferece recursos interessantes, como a possibilidade de buscar filmes de acordo com seu protagonista.
O TiVo monitora as preferências dos usuários e sugere programas que podem agradar a eles, mas esse recurso pode levar a situações engraçadas: segundo reportagem do "The Wall Street Journal", o usuário Basil Iwanyk se assustou quando seu TiVo começou, sem motivo, a sugerir programas com temática gay.
A versão mais moderna do TiVo (Series2), que custa a partir de US$ 150, aceita um acessório de US$ 99 chamado Home Media Option -ele conecta o aparelho ao computador e reproduz, na sala de estar, as músicas e as fotos armazenadas no micro.
O TiVo pode ser o mais popular, mas o gravador mais avançado dos EUA costumava ser o ReplayTV (www.replaytv.com), que trazia recursos para pular intervalos comerciais e trocar gravações via rede com outros usuários. Ameaçado judicialmente por emissoras de TV, o fabricante do ReplayTV cortou esses recursos.
No Japão, a Sony vende o CoCoon CSV-EX11, que também recebe filmes via internet e tem um disco rígido gigantesco: 500 Gbytes, capacidade quatro vezes maior que a dos similares.
Os softwares que copiam os recursos do TiVo no computador também são uma tendência. O sistema operacional Windows XP Media Center só está disponível nos EUA, mas você pode experimentar gratuitamente o programa Beyond TV (www.snapstream.com). (BG)


Texto Anterior: Entretenimento: Videocassete digital tem alta capacidade
Próximo Texto: Segurança: Microsoft aumenta importância de atualização para o Outlook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.