São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Portais oferecem espaço gratuito para a criação de diários virtuais; assinantes têm mais espaço para seus textos

Sites redefinem regras para fazer blogs

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A hospedagem dos blogs (ou diários virtuais) no Brasil passa por algumas redefinições. Há sites agora destinados apenas a assinantes e os que pedem mais informações, como o número do CPF.
O www.blogger.com.br, um dos primeiros a hospedar os ciberdiários com instruções em português, deixou de ser gratuito e hoje é exclusivo para os assinantes do portal Globo.com.
Por outro lado, o UOL passou a aceitar a entrada gratuita de internautas com a oferta de 1 Mbyte para textos e imagens em blog.uol.com.br. Assinantes desse portal têm espaço maior de acordo com a assinatura (de 30 a 100 Mbytes). A criação é rápida -em três passos- , com a oferta de 40 modelos coloridos.
O portal Comunique-se (www.comunique-se.com.br) criou também a oferta de blogs para jornalistas cadastrados. Em www.blog-se.com.br/blog, o interessado pode deixar suas impressões em nove modelos.
Para ter seu diário virtual no endereço blig.ig.com.br, o internauta precisa se cadastrar no portal do iG (www.ig.com.br), fornecer seu CPF e criar endereço de e-mail. A página pode ser feita em 16 temas -signo, música e filmes- com modelos variados.
Outro que oferece espaço para pendurar pensatas diárias é o www.pop.com.br/popblog. Nesse portal, o usuário também precisa registrar seu CPF para ganhar e-mail e acessar seu diário.
O weblogger.terra.com.br oferece ao missivista virtual seis modelos. O cadastro não exige CPF e criação de e-mail no portal. Basta fornecer qualquer endereço de e-mail, criar o título e começar a escrever os textos.
O endereço www.theblog.com.br fornece 4 Mbytes de espaço gratuito para qualquer internauta interessado em deixar seus escritos em 20 modelos. Após escrever o texto e inserir as imagens, basta clicar no menu do lado esquerdo no botão Ver meu blog.
O Turma do Bar (www.turmadobar.com) pede apelido, senha, nome do blog e e-mail na ficha cadastral. A criação da página é confusa. Os modelos não são mostrados na tela. Uma tabela mostra as cores possíveis da página.
O wbloggar.com/brasil oferece gratuitamente um programa de 1.740 Kbytes que ajuda na criação de diários virtuais. Ele promete compatibilidade com as ferramentas de publicação BigBlogTool, Nucleus, MovableType e Blogger.com (versão norte-americana do serviço Blogger).
Para os missivistas que preferem criar seus sites e hospedá-los gratuitamente em um portal em inglês, o Blogger(www.blogspot.com) é um dos mais conhecidos. A criação do diário pede alguns passos. O internauta precisa ter algum conhecimento da linguagem HTML para sofisticar sua página e colocar, por exemplo, um link para receber mensagens por e-mail.


Texto Anterior: Internet: Acelerador de navegação é fraco, mas e-mail fica 42% mais rápido
Próximo Texto: Imagens: Álbuns facilitam o download
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.