São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGENS

Álbuns facilitam o download

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o aumento de álbuns fotográficos na rede -segundo o Fotolog.net, o site conta com uma média de 318 mil registros-, o internauta se vê obrigado a buscar opções mais interessantes para pendurar suas fotografias.
Isso porque o www.fotolog.net, que era uma das páginas mais fáceis para pendurar imagens e convidar amigos para visitar os álbuns de fotografia, criou restrições para o uso gratuito. Quem não paga US$ 5 mensais só pode pendurar imagens em horário restrito.
No Brasil, o UOL criou, exclusivamente para assinantes do portal, o fotoblog.uol. com.br. O número de fotos postadas diariamente varia de acordo com a assinatura.
O procedimento desses fotologs é basicamente o mesmo. O dono do álbum virtual pendura a foto, põe legenda e manda e-mail para uma lista de amigos convidando-os a visitar o álbum. São mais acessíveis do que os precursores ciberálbuns por não exigir login (identificação do internauta) e senha.
Quem prefere pendurar imagens e mandar imprimi-las encontra o e-fotos (www.efotos.com.br), que possui sistema de compartilhamento de imagens. O usuário encontra alguns recursos, como alterar e ordenar sua fotografias e, se quiser, torná-las públicas.
Um dos mais fáceis de carregar imagens é o Yahoo! (www.yahoo.com.br; clique em Lazer e em Fotos). Após se cadastrar para obter um e-mail Yahoo!, o usuário ganha 30 Mbytes de espaço. Dá para subir dez fotos de uma vez. Se a conexão do internauta for de banda larga, seis fotografias de 450 Kbytes cada uma podem levar em média cinco minutos para entrar no álbum.
Concluída a transferência das imagens, o dono do álbum escolhe o fundo, o formato do álbum e, se quiser, pode ter a opção de visualizar as imagens em forma de slide show.
Em inglês, há o Photoisland (www.photoisland.com), que dá direito a espaço de 10 Mbytes. Há opções para editar o ciberálbum, como cor de fundo, posição da legenda e tamanho do título do álbum. (MZ)


Texto Anterior: Sites redefinem regras para fazer blogs
Próximo Texto: Diversão: Condition Zero chega para tentar superar sucesso de Counter-Strike
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.