São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

Vida nova

Kevork Djansezian/Associated Press
Visitantes passam pelo estande da Nintendo na E3, onde a empresa demonstrou o Wii e viu melhorar suas chances de concorrência com a Microsoft e com a Sony


Nintendo rouba a cena na maior feira de games do mundo, Sony revela seu PS3 e Microsoft põe Brasil no mapa do Xbox 360

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Com um controle de jogos sensível aos movimentos das mãos, a Nintendo traz um lampejo de novidade ao mundo dos games, que parecia já acostumado ao domínio indisputado de Sony e Microsoft. As duas também buscam inovações para continuarem vivas no eterno combate que é o bilionário mercado dos jogos eletrônicos -que, no ano passado, movimentou US$ 7 bilhões.
As três gigantes mostraram o que têm de melhor na E3, maior feira de diversão digital do mundo e que foi realizada na semana passada, em Los Angeles.
Mais de 60 mil pessoas passaram pelo evento, onde também foram apresentados jogos para a nova geração de consoles, para PCs e para videogames portáteis.
A arma da Nintendo é o controle remoto de seu novo videogame, o Wii, que pode ser usado como espada, taco de beisebol, lanterna e o que mais a imaginação dos criadores de games permitir.
A superpoderosa Sony levou seu PlayStation 3 aos holofotes, mas recebeu menos aplausos do que esperava. O console tem o veloz chip Cell e a capacidade de tocar DVDs de alta definição (formato Blu-ray), mas copia recursos de concorrentes e chegará ao mercado, em novembro, com preços mais altos do que os dos demais consoles da nova geração.
A Microsoft, única das grandes a ter seu videogame já no mercado, anunciou que busca novos horizontes para o Xbox 360 -e que o Brasil é um deles, segundo Bill Gates. A filial brasileira sempre foi reticente em relação à iniciativa, alegando que o videogame chegaria caro demais ao mercado, mas hoje há uma força-tarefa cuidando do assunto.
A todas essas, o PC também se apresenta como plataforma renovada para jogos -recebe, por exemplo, o Spore, projeto audacioso do criador de The Sims.


Próximo Texto: E3 2006: Controle sem fio vira faca, raquete, volante e revólver
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.