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E3 2006
De nome peculiar, Wii, novo console da Nintendo reinventa ato de jogar ao dar mais liberdade para o usuário
Controle sem fio vira faca, raquete, volante e revólver
DO ENVIADO ESPECIAL
A estrela da E3 foi uma empresa
que, até pouco tempo, parecia fadada a um honroso, mas burocrático, terceiro -e último- lugar
entre as grandes do videogame.
Ela conquistou as mãos e os movimentos dos visitantes da maior
feira de entretenimento eletrônico do mundo ao apresentar em
Los Angeles um controle remoto
especial para seu console de nome
também especial -Wii (pronuncia-se uí, como a palavra "nós",
em inglês).
O aparelhinho, semelhante a
um controle de TV, revoluciona o
ato de jogar porque tira o gamemaníaco da poltrona. Ele faz o papel de espada, raquete de tênis,
lanterna, volante de carro ou batuta de maestro com que o jogador interage com as imagens
apresentadas no vídeo.
De certa forma, trilha o caminho inverso dos controles carregados de botões que marcam os
videogames atuais. Assim, a Nintendo tenta conquistar um público mais amplo. "Para expandir o
número total de jogadores, precisamos tornar nossa experiência
mais amigável e envolvente", disse o presidente da Nintendo,
Satoru Iwata.
Imersão em gráficos fracos
Na apresentação da Nintendo,
na véspera da E3, os convidados
viram Iwata, Shigeru Miyamoto
(o criador do personagem Mario)
e mais duas pessoas disputando
uma partida de tênis em duplas
armados com o Wii Remote
-correndo pelo palco, brandiam
o controle como raquete.
Algumas das franquias mais famosas da empresa, como Mario e
Metroid Prime, já estão em desenvolvimento para o Wii, sendo
adaptadas para usufruir as características do videogame. Durante
a E3, os visitantes que se sujeitaram a aguardar as enormes filas
puderam testar 27 títulos.
A empresa parece ter avaliado,
porém, que quem estiver com o
Wii Remote na mão não dará tanto peso à qualidade visual do jogo
-os gráficos dos games mostrados são claramente inferiores aos
dos jogos disponíveis para o Xbox
360, da Microsoft, e aos que devem vir para o PlayStation 3, da
Sony.
Talvez por isso a empresa tenha
acrescentado um outro elemento
sedutor ao seu produto: o preço,
que não foi revelado, mas deve ficar em patamar bem inferior ao
dos concorrentes. Para Iwata, será
perfeitamente possível o jogador
possuir um Wii e, ainda assim, ter
um dos outros consoles.
Outro ponto favorável ao aparelho é o baixo consumo de energia,
elemento que torna a rede Wii-
Connect24, rede on-line do Wii,
amigável para conexão permanente. Ainda não foram revelados
detalhes adicionais sobre as funcionalidades da rede, mas ela vai
permitir partidas multijogador.
Na verdade, um dos benefícios
da conectividade on-line já bastante alardeado é o Virtual Console, que vai permitir baixar títulos clássicos de antigos videogames da Nintendo, como Super
Nintendo e Nintendo 64, por preços variados. Títulos da Sega e de
outras produtoras terceirizadas
também serão oferecidos.
Some-se a isso a compatibilidade do Wii com os jogos do GameCube, atual videogame da empresa, e o Wii, antes mesmo de nascer, pode se gabar por contar com
uma extensa linha de títulos.
O console ainda não tem data
exata para chegar às prateleiras,
mas isso deverá acontecer no último trimestre do ano.
(TA)
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