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E3 2006
Fundador da Microsoft coloca país entre os novos mercados que a empresa planeja atingir; equipe estuda o lançamento
Bill Gates quer lançar Xbox 360 no Brasil
DO ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES
Os principais lançamentos para
o Xbox 360 ficaram em segundo
plano durante a E3 -ao menos,
para os jogadores brasileiros. É
que Bill Gates disse que pretende
levar o console ao Brasil, ao Chile,
à África do Sul e a outros países
considerados importantes. Com
as ordens do chefe na mão, a Microsoft brasileira, que sempre se
mostrou reticente em trazer o
console ao país -o preço ficaria
muito alto, segundo alegava-, já
trabalha na preparação do lançamento. Isso pode acontecer em
2007, de acordo com indícios fornecidos por Luis Pazo Paredes,
gerente de marketing da divisão
de entretenimento da Microsoft
para a América Latina, que deu
entrevista exclusiva à Folha.
(TA)
Folha - O que representou o anúncio feito por Gates?
Luis Pazo Paredes - Significa o
reconhecimento de que o mercado brasileiro é muito importante
para o Xbox 360. Já existe uma
equipe se dedicando, há dois
anos, a fazer este lançamento. Já
se definiu o Brasil como uma
prioridade e como um dos países
que precisam ter o Xbox 360 em
um curto prazo.
Folha - Quando a Microsoft lançou o primeiro Xbox, houve um
anúncio semelhante, que não se
confirmou. Isso pode se repetir?
Paredes - Quando um executivo
do tamanho de Bill Gates faz uma
declaração dessas, as coisas acontecem. O nosso objetivo é lançar o
mais rápido possível e, com o chefão lá atrás, respaldando e colocando como prioridade, acho que
teremos o lançamento.
Folha - É possível ter o 360 no Brasil a um preço competitivo?
Paredes - Esse é o objetivo, parte
das discussões e dos trabalhos. Já
fizemos pesquisas junto aos consumidores, mostramos o console
para eles e discutimos o preço,
mas ainda não temos uma definição, apenas parâmetros que sabemos que precisamos respeitar.
Folha - Que parâmetros?
Paredes - A equipe trabalha em
torno de preços que permitam ao
consumidor adquirir o videogame. Se vamos lançar o console no
Brasil, vamos fazê-lo bem. Não
apenas falar que temos Xbox 360
no país.
Folha - Até agora, a Microsoft dizia que não conseguiria um preço
viável...
Paredes - Mas o Brasil é um mercado muito importante, cujo tamanho não pode deixar de ser reconhecido. Se criarmos o modelo
de negócios correto, teremos sucesso.
Folha - E a data do lançamento?
Paredes - Vamos tentar fazer isso o mais breve possível. Acho
que 2008 seria tardio demais; gostaríamos que acontecesse antes.
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