São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

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E3 2006

Fundador da Microsoft coloca país entre os novos mercados que a empresa planeja atingir; equipe estuda o lançamento

Bill Gates quer lançar Xbox 360 no Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Os principais lançamentos para o Xbox 360 ficaram em segundo plano durante a E3 -ao menos, para os jogadores brasileiros. É que Bill Gates disse que pretende levar o console ao Brasil, ao Chile, à África do Sul e a outros países considerados importantes. Com as ordens do chefe na mão, a Microsoft brasileira, que sempre se mostrou reticente em trazer o console ao país -o preço ficaria muito alto, segundo alegava-, já trabalha na preparação do lançamento. Isso pode acontecer em 2007, de acordo com indícios fornecidos por Luis Pazo Paredes, gerente de marketing da divisão de entretenimento da Microsoft para a América Latina, que deu entrevista exclusiva à Folha. (TA)
 

Folha - O que representou o anúncio feito por Gates?
Luis Pazo Paredes -
Significa o reconhecimento de que o mercado brasileiro é muito importante para o Xbox 360. Já existe uma equipe se dedicando, há dois anos, a fazer este lançamento. Já se definiu o Brasil como uma prioridade e como um dos países que precisam ter o Xbox 360 em um curto prazo.

Folha - Quando a Microsoft lançou o primeiro Xbox, houve um anúncio semelhante, que não se confirmou. Isso pode se repetir?
Paredes -
Quando um executivo do tamanho de Bill Gates faz uma declaração dessas, as coisas acontecem. O nosso objetivo é lançar o mais rápido possível e, com o chefão lá atrás, respaldando e colocando como prioridade, acho que teremos o lançamento.

Folha - É possível ter o 360 no Brasil a um preço competitivo?
Paredes -
Esse é o objetivo, parte das discussões e dos trabalhos. Já fizemos pesquisas junto aos consumidores, mostramos o console para eles e discutimos o preço, mas ainda não temos uma definição, apenas parâmetros que sabemos que precisamos respeitar.

Folha - Que parâmetros?
Paredes -
A equipe trabalha em torno de preços que permitam ao consumidor adquirir o videogame. Se vamos lançar o console no Brasil, vamos fazê-lo bem. Não apenas falar que temos Xbox 360 no país.

Folha - Até agora, a Microsoft dizia que não conseguiria um preço viável...
Paredes -
Mas o Brasil é um mercado muito importante, cujo tamanho não pode deixar de ser reconhecido. Se criarmos o modelo de negócios correto, teremos sucesso.

Folha - E a data do lançamento?
Paredes -
Vamos tentar fazer isso o mais breve possível. Acho que 2008 seria tardio demais; gostaríamos que acontecesse antes.


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